Na Comunidade Católica Shalom, todos os membros são chamados a ter em seus lares, Igreja doméstica, um pequeno oratório familiar. Trata-se de um lugar onde a família se reúne para louvar e agradecer a Deus por Suas graças, suplicar Seu auxílio nas necessidades, ouvir a Sua Voz que direciona suas vidas. Tradicionalmente os oratórios familiares são compostos por uma Cruz com o Cristo e um ícone da Virgem Maria. Pode-se colocar ainda ícones e imagens de santos e anjos segundo a espiritualidade e devoção particular de cada família.
>> Clique aqui para seguir o canal da Comunidade Shalom no WhatsApp
Veja algumas dicas de como montar o seu oratório familiar, segundo o iconógrafo da Comunidade Shalom Eduardo Silva.
Busque a sobriedade
“A regra de ouro seria a sobriedade. É importante que o oratório revele simplicidade e beleza. Nada muito suntuoso”, explica Eduardo. Pode-se compor o oratório com a “Cruz de São Clemente” (conhecida no interior da Comunidade como a Cruz da Obra Nova), a “Cruz de São Damião”, ou ainda a Cruz “O Esposo” dos 35 anos da Comunidade. Muito frequentemente as famílias incluem um ícone da Sagrada Família por esta ser modelo de família, onde Cristo é o centro.
Ver essa foto no Instagram
Use materiais naturais
Outra dica dada pelo iconógrafo é na escolha dos materiais. “Utilize-se materiais na sua origem natural: madeira, pedra, metal. Isso vai agregar “valor” ao oratório. Nada de materiais artificiais e sintéticos, que imitem algo que não são. Por exemplo, um porcelanato que parece madeira, mas não é madeira, ou algo de gesso imitando pedra… O oratório é o lugar da Verdade, não dá imitação”.
| Clique aqui e confira sugestões de ícones para seu oratório na Livraria Shalom
| Clique aqui e confira sugestões de panô na Livraria Shalom
“Assim, também, o local ganha um aspecto de nobreza, de algo que tem muito valor para a família. Por isso, a família investe nele com o melhor e mais verdadeiro”, acrescenta Eduardo.
Escolha o local adequado
Procure no lar um local que favoreça a união da família e a oração. “Não é apropriado colocar o oratório ao lado da televisão”, diz Eduardo. “Próximo a mesa de jantar é um bom local, porque é onde a família se reúne, ceia e celebra. O importante é que seja um local visível para que também as pessoas que chegam naquela casa percebam a presença de Deus naquele núcleo familiar”.
| Clique aqui e confira sugestões de velas para seu altar na Livraria Shalom
“Coloque-se flores (sempre naturais, nunca artificiais), lamparinas ou velas acesas para os momentos de oração. Ou ainda água benta para aspersão, relíquias de santos de devoção, favorecendo a beleza e a singularidade do espaço para que este seja um lugar de encontro, um ‘ângulo belo’ que exala piedade e centralidade de Cristo no lar”, finaliza.
Ver essa foto no Instagram
Algumas inspirações