Formação

Como motivar as crianças ao hábito da leitura?

Mas afinal, como promover a leitura para as crianças?

comshalom

Criança gosta de carinho, brincadeiras, doces e (pasmem!) também pode gostar de livros, de leitura e de literatura. Sim, criança gosta de ler. Parece um senso comum acreditar que criança não gosta de ler, mas não é verdade. Claro que é preciso despertar e motivar o gosto pela leitura. Mas como fazer isso?

Confira atitudes que podem inspirar os pequeninhos a lerem mais e a se interessarem pela leitura com a mesma naturalidade que buscam as brincadeiras, os doces e os cuidados de um adulto.

1. Dê o exemplo.

Os pais, tios, adultos próximos da criança devem ser leitores regulares. As crianças precisam ver o hábito em casa para querer imitá-lo.

2. Crie um hábito na rotina da criança.

Os responsáveis pela criança podem ler para ela antes de dormir, ou mesmo na hora das refeições.

3. Envolva a criança.

É importante tornar a leitura um hábito lúdico, saber dar entonação às histórias e cultivar o imaginário dos pequenos.

4. Presenteie com livros.

Ao invés de brinquedos da moda, dê livros de presente. Isso pode gerar na criança um desejo em conhecer novas obras. A literatura infantil é muito rica!

5. Leve a criança para passeios culturais.

Leve a criança para conhecer livrarias, bibliotecas, exposições, peças teatrais… ela precisa circular por ambientes que inspiram o gosto pelos estudos, pelo conhecimento e pela leitura. Alguns locais têm programação infantil, como contações de histórias, que alimentam o imaginário.

6. Acompanhe.

Os mais novos vão precisar do adulto para ler junto com eles. Ao ganharem mais autonomia, eles já podem até decidir o que querem ler. Nestes casos, é importante acompanhar as escolhas e ajudá-lo a optar pelas obras mais clássicas. Se você é cristão, é necessário orientar boas leituras, como livros que refletem os valores do Evangelho e constroem homens e mulheres para a dignidade dos filhos de Deus.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *