Parresia

Como os cristãos podem participar da vida pública?

Saiba mais através do podcast do Instituto Parresia.

Foto | Unsplash

“Os cristãos não se distinguem dos outros homens nem por sua terra, nem por sua língua, nem por seus costumes. Eles não moram em cidades separadas, nem falam línguas estranhas, nem têm qualquer modo especial de viver. Sua doutrina não foi inventada por eles, nem se deve ao talento e à especulação de homens curiosos; eles não professam, como outros, nenhum ensinamento humano. Pelo contrário: mesmo vivendo em cidades gregas e bárbaras, conforme a sorte de cada um, e adaptando-se aos costumes de cada lugar quanto à roupa, ao alimento e a todo o resto, eles testemunham um modo de vida admirável e, sem dúvida, paradoxal. Vivem na sua pátria, mas como se fossem forasteiros; participam de tudo como cristãos, e suportam tudo como estrangeiros. Toda pátria estrangeira é sua pátria, e cada pátria é para eles estrangeira. Casam-se como todos e geram filhos, mas não abandonam os recém-nascidos. Compartilham a mesa, mas não o leito; vivem na carne, mas não vivem segundo a carne; moram na terra, mas têm a sua cidadania no céu; obedecem às leis estabelecidas, mas, com a sua vida, superam todas as leis; amam a todos e são perseguidos por todos; são desconhecidos e, ainda assim, condenados; são assassinados, e, deste modo, recebem a vida; são pobres, mas enriquecem a muitos; carecem de tudo, mas têm abundância de tudo; são desprezados e, no desprezo, recebem a glória; são amaldiçoados, mas, depois, proclamados justos; são injuriados e, no entanto, bendizem; são maltratados e, apesar disso, prestam tributo; fazem o bem e são punidos como malfeitores; são condenados, mas se alegram como se recebessem a vida.”

Carta a Diogneto

_________________

 

Nesse mês de setembro, o Instituto Parresia está mais uma vez mergulhando no tema da Doutrina Social da Igreja (DSI). Maria Valentim, mestre em Ciências Sociais e membro da Comunidade Católica Shalom na Alemanha, produziu um Podcast mergulhando em temas como sociedade participativa, fraternidade, solidariedade, vivência da caridade entre os vínculos humanos e muito mais.

Nesse Podcast você poderá colher os ensinamentos preciosos da Doutrina Social da Igreja que iluminam e orientam a vivência em sociedade para todos os homens e que esclarece como os cristãos podem participar na vida pública de forma ativa, sendo sal da terra e luz do mundo (Mt 6, 13-16). Viver a vocação cristã de forma autêntica é testemunhar Cristo em todos os momentos e ambientes, de forma comprometida e coerente, segundo o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, buscando o bem comum de todos os homens.

Escute agora o Podcast do Instituto Parresia produzido para você!

 

 

Mais informações

[LINK] Inscreva-se na nossa Newsletter

[LINK] Siga o perfil no Instagram

[LINK] Cadastre-se também no Site 

[LINK] Ouça os Podcasts no Spotify

E-mail: institutoparresia@comshalom.org


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *