Formação

Como rezar bem o rosário?

Aprenda como contemplar com profundidade a oração mariana, sem cair no risco de uma repetição mecânica.

comshalom

Uma oração simples e humilde, mas carregada dos mistérios da vida de Cristo. Rezar o rosário é contemplar Cristo com Maria. Dizia São João Paulo II: “o Rosário é a minha oração predileta. Oração maravilhosa! Maravilhosa na simplicidade e na profundidade!”.

Mas você sabe como rezá-lo bem evitando cair na armadilha de uma repetição mecânica e sem profundidade? 

Para rezar bem o rosário, é preciso primeiro vencer algumas dificuldades:

Falta de tempo

O Rosário é uma oração simples que pode ser rezada enquanto você caminha, anda de metrô, ônibus, trem ou enquanto você aguarda algum atendimento médico. Ele pode ser rezado em casa, na igreja, você estando sentado, andando ou de joelhos. Ou seja, o tempo não é um empecilho tão grande para não rezar o rosário, e sim a falta de desejo.

Achar uma oração monótona

Há quem ache a oração do rosário monótona. Para responder a isso, dizia São Josemaria Escrivá: “bendita monotonia de ave-marias, que purifica a monotonia dos teus pecados!”. E em outra ocasião: “Há monotonia porque falta Amor”.

Outro ponto para rezar bem o rosário é cuidar da disposição interior

O Rosário não consiste somente em dizer um determinado número de vezes o Pai Nosso e a Ave Maria. Temos que meditar, ou seja, admirar interiormente os episódios da vida de Nosso Senhor Jesus Cristo, conforme o Rosário nos convida, e deste modo não só teremos gosto por rezá-lo mas também teremos encontrado um excelente meio para nossa santificação, pois a alma se assemelha àquilo que admira.

Contemplação

O rosário é uma oração contemplativa. “Recitar o Rosário nada mais é do que contemplar com Maria o rosto de Cristo”, escreveu São João Paulo II em sua encíclica sobre a oração do rosário. Para rezar bem, vale fazer pequenas pausas ao anunciar os mistérios do terço e imaginar aquela cena que será contemplada: Jesus no horto, o nascimento de Cristo, o anúncio do evangelho aos pobres, Pentecostes…

Há alguns livros que trazem os mistérios do terço com pequenas meditações e imagens. Essa também é uma boa forma de mergulhar mais na contemplação dos mistérios.

Atenção. Depois da contemplação, é importante rezar com atenção cada Ave-Maria. Mas isso não significa que você precisa rezar pausadamente e tornar o terço uma oração interminável. Uma forma interessante de fazer isso é incluir após o nome de Jesus o mistério que está sendo meditado.

“…bendito fruto do vosso ventre Jesus, que morreu por nós na Cruz.”
“…bendito fruto do vosso ventre Jesus, que nasceu em uma pobre gruta em Belém.”
“…bendito fruto do vosso ventre Jesus, perdido e encontrado no templo.”

Intercessão

O Rosário é uma arma poderosa para suplicar a Cristo com Maria. Por isso, você pode oferecer o terço inteiro por uma intenção. Ou oferecer cada mistério por algo em particular. Aqui na Comunidade Shalom, temos a tradição de oferecer sempre o quinto mistério de cada terço pelas intenções do Papa e da Santa Igreja.

“Apegue-se ao Rosário como as folhas de hera se agarram na árvore; porque sem Nossa Senhora não podemos permanecer!” Santa Madre Teresa de Calcutá

O sábado é tradicionalmente dedicado a devoção a Virgem Maria. Que tal começar hoje se exercitando a rezar mais e melhor esta oração tão querida em honra a nossa Mãe?

Leia também:

Rosário como via de santidade

Como rezar o Rosário?

Chris Sales

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *