Estamos a poucos dias da celebração de Pentecostes, solenidade que comemora a vinda do Espírito Santo sobre os apóstolos, reunidos com Maria, no cenáculo em Jerusalém.
No livro dos Atos dos Apóstolos, o autor sagrado evidencia um caminho de preparação, no qual o Ressuscitado ordenou que os apóstolos permanecessem em Jerusalém a fim de que aguardassem a promessa do Pai (cf. At 1,4). O Senhor ainda completou: “vós sereis batizados com o Espírito Santo dentro de poucos dias” (At 1,5).
A postura da comunidade dos discípulos foi manter-se unânimes e perseverantes na oração com a Virgem Maria, a mãe de Jesus. Portanto, para vivermos bem esses dias selecionamos algumas dicas que ajudarão a abrir o coração e suplicar o Espírito Santo.
Confira!
-
Busque conhecer mais a pessoa do Espírito Santo
O Espírito Santo, Terceira Pessoa da Trindade, é Deus com o Pai e com o Filho. No entanto, não foi tão conhecido ao longo da história da Igreja. Por isso, é importante na sua festa principal, preparar-se bem com leituras espirituais que auxiliem nessa experiência de intimidade.
A Edições Shalom oferece a Série Philippos, que traz diversos volumes de formação catequética e doutrinal. Entre eles, a obra Espírito Santo, que aprofunda o conhecimento sobre Aquele que fora chamado Promessa do Pai, conforme dito acima.
-
Esteja unido à comunidade
Na homilia de Pentecostes de 2023, o Papa Francisco alertou sobre o espírito de divisão e hostilidade que reina no mundo, que nunca esteve tão conectado, quando imerso na indiferença.
No livro do Atos dos apóstolos, vemos uma comunidade unida em súplica ao Espírito Santo, que traz paz e comunhão, como afirma o Papa: “sabendo o Senhor que, perante o mal da discórdia, os nossos esforços para construir a harmonia não são suficientes, Ele, no momento mais alto da sua Páscoa, no ponto culminante da salvação, derrama sobre o mundo criado o seu Espírito bom, o Espírito Santo, que Se opõe ao espírito divisor, porque é harmonia, Espírito de unidade que traz a paz”.
Estejamos com os irmãos, com a comunidade, em súplica para que o Senhor envie seu Espírito sobre a humanidade inteira.
-
Torne-se mais íntimo de Nossa Senhora
“Quando o Espírito Santo, seu esposo, encontra Maria numa alma, apresenta-se, e nesta adentra sem reservas”. É o que afirma São Luís Maria Grignion de Montfort, autor do Tratado da verdadeira devoção à Santíssima Virgem.
Buscar intimidade e devoção à Nossa Senhora é indispensável para quem deseja uma vida cheia do Espírito Santo.
A oração do Santo Rosário, a contemplação de ícones e imagens da Virgem Maria, jaculatórias e orações marianas são algumas formas de começar a crescer nessa experiência.
Além disso, a busca de diálogo e oração com Nossa Senhora enriquecerá sua vida interior.
-
Conheça e se aprofunde sobre os dons do Espírito
Ao receber o Sacramento do Batismo, o Espírito Santo cumula o fiel de todos os dons e carismas. No entanto, só com o aprofundamento, uma vida de oração perseverante, e o exercício humilde de cada um dos dons poderá torná-los parte do seu cotidiano.
A Edições Shalom elaborou um e-book gratuito que apresenta os dons carismáticos e como eles atuam na oração pessoal e comunitária.
Para baixá-lo basta clicar AQUI e acessar agora mesmo!
-
Esforce-se por uma vida de oração constante
Sem vida de oração é impossível um Pentecostes constante e sempre atual. O clamor ao Espírito não pode cessar em nossos corações, afinal como disse a Beata Elena Guerra, a apóstola do Espírito Santo: “O Espírito Santo é a tua vida e tu não podes fazer nada de bom sem Ele”.
Motivados por esses dias, busquemos ardentemente uma vida nova cheia do Espírito.
Leia também:
Dez músicas para suplicar o Espírito Santo de Deus
Maria nos ensina o Pentecostes