A Igreja, como nossa mãe, através dos Papas e de muitos santos nos indicaram e até hoje nos indicam Nossa Senhora como caminho seguro para chegarmos a Cristo:
“Esta devoção é um caminho fácil, curto, perfeito e seguro para chegar à união com Nosso Senhor, e nisto consiste a perfeição do cristão.”[1]
Através dos séculos sempre foram se apresentando diversos modos e maneiras de nos aproximarmos mais de Maria para consequentemente nos aproximarmos mais de Cristo e vivermos nossa vocação, ou seja, nosso chamado à santidade, à união com Deus.
A Igreja, na sua sabedoria, foi se aproveitando de alguns costumes pagãos e cristianizando-os, como por exemplo: antigamente no mês de maio era celebrado, pelas tradições antigas, o culto a duas deusas pagãs Artemisa (fecundidade/maternidade) na Grécia antiga e Flora (natureza/flores/primavera) na Roma antiga. E a Igreja aproveitou e cristianizou estes costumes dedicando o mês de maio a Virgem Maria, porque quem melhor do que Maria como a Mãe por excelência e a Rosa mais bela de todas as rosas?
Também através de muitos modos, a partir da Idade Média foi se instaurando essa tradição de dedicar todo o mês de Maio à Virgem Maria, elevando a ela várias demonstrações de amor e devoção: novenas, terços, rosários, ofícios, ladainhas, peregrinações, consagrações, coroações…
Dentre essas devoções a recitação do Santo Rosário ocupa um lugar muito especial no coração do povo cristão.
Em outubro de 2002, São João Paulo II dedica uma Carta Apostólica para refletir sobre este assunto: Rosarium Virginis Mariae – O Rosário da Virgem Maria. Nesta belíssima carta ele reconhece o Rosário como uma oração de grande significado e destinada a produzir frutos de santidade. Também nesta Carta Apostólica proclama o ano do Rosário:
“Senti a necessidade de desenvolver uma reflexão sobre o Rosário, uma espécie de coroação mariana da referida Carta apostólica (Novo millennio ineunte), para exortar à contemplação do rosto de Cristo na companhia e na escola de sua Mãe Santíssima. Com efeito, recitar o Rosário nada mais é senão contemplar com Maria o rosto de Cristo. ”[2]
E mais recente, no ano passado em abril 2020, nosso querido Papa Francisco, nos escreveu uma Carta endereçada a todos os fiéis para o mês de maio, nos motivando a voltar a descobrir a beleza de rezar o terço em casa durante o mês de maio, seja individualmente ou comunitariamente, sozinho ou em família, nos deixando o segredo para bem rezá-lo: a simplicidade.
“Queridos irmãos e irmãs, a contemplação do rosto de Cristo, juntamente com o coração de Maria, nossa Mãe, tornar-nos-á ainda mais unidos como família espiritual e ajudar-nos-á a superar esta prova. Eu rezarei por vós, especialmente pelos que mais sofrem, e vós, por favor, rezai por mim. Agradeço-vos e de coração vos abençoo. ”[3]
Na vocação Shalom, temos Maria como Mãe e Mestra espiritual no caminho da Paz[4]. Nosso fundador Moysés Azevedo também nos aponta a recitação do Santo Rosário como grande auxilio para os momentos difíceis, tornando-se refrigério e fortíssimo recurso de intercessão, além de poder contemplar grandes intervenções de Deus pelas mãos de Maria:
“Imediatamente, decidi aumentar a minha frequência à escola de Maria para deixar-me, mais intensamente, introduzir na contemplação da beleza do rosto de Cristo e na experiência da profundidade do seu amor. ”[5]
Em vista de ser um auxílio na busca da fidelidade a essa oração dos simples, o Instituto Parresia preparou para você o curso Com Maria contemplando o Mistério.
Quem estará ministrando esse curso será a Luciana Mariano. Ela é bacharel em Administração de Empresas e em Filosofia pela Faculdade de Teologia de Lugano na Suíça. Também realizou cursos de Teologia pela mesma faculdade, entre eles Mariologia.
Todos os sábados teremos aulas novas e serão dadas algumas pistas e inspirações para te ajudar a mergulhar mais profundamente na contemplação dos mistérios gozosos.
Por isso, te convido a reclinar a cabeça no colo da Virgem Maria e assim, entre os braços dela, contemplar o rosto de Cristo e os seus mistérios:
[1]MONTFORT. São Luís Maria Grignion. Tratado da Verdadeira Devoção a Nossa Senhora, número 152.
[2] JOÃO PAULO II, Papa. Carta Apostólica Rosarium Virginis Mariae. Disponível em: http://www.vatican.va/content/john-paul-ii/pt/apost_letters/2002/documents/hf_jp-ii_apl_20021016_rosarium-virginis-mariae.html
[3] FRANCISCO, Papa. Carta do Papa Francisco a todos os fiéis para o mês de maio de 2020. Disponível em: http://www.vatican.va/content/francesco/pt/letters/2020/documents/papa-francesco_20200425_lettera-mesedimaggio.html
[4] ESTATUTOS DA COMUNIDADE CATÓLICA SHALOM, n° 82.
[5] AZEVEDO, Moysés. Escritos da Comunidade Católica Shalom. Capítulo Carta à Comunidade 2005, n° 87.
Sobre o Instituto Parresia
Inscreva-se na nossa Newsletter
Siga o perfil no Instagram
Conheça a nossa Plataforma de Cursos Online no Site
Ouça os Podcasts no Spotify
Assista aulas gratuitamente no Youtube
Entre em nosso canal do Telegram
E-mail: institutoparresia@comshalom.org