Formação

Como surgiu a semana santa?

A Semana santa, tempo de graça e de didática amorosa de Deus, tem seu início com o Domingo de Ramos e culmina no Domingo da ressurreição, a Páscoa do Senhor Jesus, o Shalom do Pai.

comshalom

Todo ano, a Igreja Católica celebra no tempo da Semana Santa a paixão, morte e ressurreição de Cristo. Esse tempo litúrgico é vivido com muita atenção aos mistérios de Deus e reuni toda a Igreja de forma intensa. Confira agora como surgiu e quais fatores levaram a instituição das datas da semana santa.

Durante a época do implacável império Romano, os cristãos sofreram grandes e terríveis perseguições. Porém, com o seu fim, a Igreja começou a se organizar de modo público, ousado e criativo. Assim, entre as estratégias da graça, estão aquelas voltadas para o culto a Deus, as celebrações e a catequese litúrgica dos fiéis. Esses momentos, além de dar louvor a Deus, possuem o objetivo de despertar na comunidade cristã um estimulo as memoráveis lembranças dos feitos de Deus na história e sua efetivação plena na missão profética, real e sacerdotal de Jesus, o Shalom do Pai, daí surgiu a Semana Santa.

No ano de 325 d.C, no Concílio de Niceia, presidido e organizado pelo Papa Silvestre-I, a Igreja deu mais um passo na consolidação de sua doutrina, de modo que os fiéis pudessem ter estímulos espirituais para um testemunho mais ousado, criativo e profundo de sua fé, no mundo. Com isso, Nesse período foi feito a junção e organização dos livros sagrados, antigo e novo testamento e as datas de celebrações para o bom aproveitamento espiritual. Entre esses momentos de exercícios espirituais e de estimulo a memória, surgiu a “Semana Santa. ” Porém, atenção, mais importante do que o rigor histórico e temporal dos acontecimentos é o mistério a ser contemplado e celebrado.

A Semana santa, tempo de graça e de didática amorosa de Deus, tem seu início com o Domingo de Ramos e culmina no Domingo da ressurreição, a Páscoa do Senhor Jesus, o Shalom do Pai. Esse tempo é tão memorável que seu mistério se estende ainda por algumas semanas, período que a Igreja deu o nome de Tempo Pascal. 

Retiro de Semana Santa Shalom 2022

 A Comunidade Católica Shalom promoverá o seu tradicional retiro de formação e oração em uma edição híbrida. O encontro acontecerá dos dias 14 a 17 de abril  de 2021 e será transmitido pelo Canal no YouTube. Entre os pregadores do retiro, estão Moysés Azevedo e Emmir Nogueira, fundador e cofundadora da Comunidade Shalom. Na programação ainda haverá a tradicional Via-Sacra organizada pelos artistas Comunidade Shalom.

A inscrição para o Retiro de Semana Santa é gratuita, clique no link e faça já a sua inscrição. 

[CLIQUE AQUI e faça a sua inscrição]

Meditações para a Semana Santa 

Meditações para a Semana Santa já está à venda nas Edições Shalom. A obra, que é um auxílio para a boa vivência do espírito litúrgico desse tempo especial, será utilizada pelos participantes do Retiro da Semana Santa 2022, da Comunidade Católica Shalom. Essa edição traz orientações e reflexões para oito dias, do Domingo de Ramos ao Domingo de Páscoa. A semana mais importante para a fé católica será meditada segundo o versículo de Jo 13,34: “Amai-vos como Eu vos amei”.

Adquira o livro Meditações para a Semana Santa

Rodrigo Santos

Serviço

Retiro de Semana Santa (on-line)
Quando: 14 a 17 de abril de 2022
Onde: Canal da Comunidade Católica Shalom no YouTube 
Inscrição para o retiro on-line: semanasanta.com.br

 

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.