Já pensou em passar um dia sem se comunicar com ninguém? Imaginem como seria andar nas ruas sem compreender os estímulos sonoros, as imagens e sem falar com os outros. Refletir sobre isso nos faz perceber a grandeza da comunicação. A essência humana está ligada diretamente ao ato de se comunicar com o mundo ao seu redor.
É necessidade básica do ser humano encontrar formas para lidar com os outros. E com a velocidade em que tudo acontece na sociedade em que vivemos, a ousadia do homem transforma os meios de comunicação diariamente. Podemos comprovar isso ao perceber a evolução dos meios de comunicação.
Do Pombo Correio para a agilidade de uma mensagem enviada por um aparelho celular. Desde os primórdios da sociedade o homem sentiu a necessidade de se comunicar, fosse para expressar sua cultura e sentimento ou alertar sobre algo.
A comunicação deve ser feita de forma construtiva, como disse o Papa Francisco no ano da misericórdia: “A comunicação tem o poder de criar pontes, favorecer o encontro e a inclusão, enriquecendo assim a sociedade. Como é bom ver pessoas esforçando-se por escolher cuidadosamente palavras e gestos para superar as incompreensões, curar a memória ferida e construir paz e harmonia. As palavras podem construir pontes entre as pessoas, as famílias, os grupos sociais, os povos. E isto acontece tanto no ambiente físico como no digital.”.
É indiscutível a participação da tecnologia em nosso meio, seja no trabalho ou vida pessoal. De alguma forma estamos “conectados” ao mundo todo.
As tecnologias digitais nos trazem a comodidade de fazer muitas coisas em um clic, sem sair do lugar. Nos proporciona facilidade, praticidade e conforto. Como se pudéssemos encontrar tudo na palma das mãos. O que tem sido um grande desafio é não se tornar vítima do imediatismo e egocentrismo.
Quantas vezes você sai com seus amigos e ao invés de conversar olhando nos olhos, fica conectado ao mundo digital? A tecnologia tem nos aproximado, e como em um paradoxo, tem nos afastado. Somos roubados de nós mesmos e nos privamos de aproveitar o momento real e amadurecer em nossos relacionamentos interpessoais.
No dia em que a Organização das Nações Unidas – ONU, instituiu para celebrar as comunicações e as telecomunicações, vamos nos lembrar, que como filhos de Deus, somos chamados a nos comunicar com todos, sem exclusão ou distinção. E nos permitir usar de forma adequada a tecnologia e aproveitar de maneira concreta os benefícios que elas nos trazem sem deixar que a facilidade nos acomode e nos impeça de correr atrás de nossos objetivos.