Notícias

Comunicado à Comunidade e Obra Shalom de Fortaleza

“Dai Graças ao Senhor, porque Ele é bom; porque eterna é a sua misericórdia!” (Sl 117,1)

comshalom

Queridos Irmãos da Comunidade de Vida, Aliança e Obra Shalom de Fortaleza,

A Paz!

Nos últimos meses constatamos com alegria e esperança o declínio do número de vítimas diárias da pandemia da Covid19, como também, uma significativa queda no número de infectados pelo Corona Vírus no Brasil e no estado do Ceará. Paralelo a isso, acompanhamos o avanço do número de vacinados em nível nacional e estadual. Além disso, percebemos que tanto os profissionais da saúde, como a maioria da população brasileira e cearense, já estão mais aptos na luta contra a pandemia.

Portanto, após discernimento da Comunidade e consulta a profissionais sanitários, e em comunhão com o Reverendíssimo Pe. Watson Façanha, Coordenador de Pastoral da Arquidiocese de Fortaleza, viemos, por meio desta, comunicar o início do processo de retorno de nossas atividades presenciais. O processo será gradativo, e com aplicação de um protocolo de segurança sanitária, para nossas atividades pastorais de caráter presencial nos Centros de Evangelização e Casas Comunitárias da Comunidade Católica Shalom, presentes na Arquidiocese de Fortaleza.

Este início de retorno, após quase 18 meses de pandemia, é motivo de grande alegria para nós, um verdadeiro dom da Graça de Deus. No entanto, sabemos que todos os dons comportam uma grande responsabilidade. Por isso, como Obra Shalom, estaremos atentos ao uso de máscaras, às regras sanitárias de distanciamento social, disponibilizando álcool em gel, e vigilantes às demais orientações de nossas autoridades sanitárias e/ou eclesiais.

Respeitaremos o grande dom da liberdade das pessoas que ainda não se sentirem a vontade para retomarem as atividades na modalidade presencial. Para que o Evangelho e a Graça de Deus, por meio do Carisma Shalom, alcance os corações destes irmãos, nossas atividades serão híbridas. Ou seja, mesmo havendo a participação presencial, continuaremos com todas as atividades pastorais sendo transmitidas de modo online.

Para que tenhamos tempo de nos preparar para o retorno, nossas atividades terão início somente a partir do dia 08 de setembro, Natividade de Nossa Senhora.

Abaixo seguem algumas orientações para cada tipo de atividade contemplada neste processo de retorno: Celebração da Santa Missa nos Centros de Evangelização, Comunidade de Aliança, Grupos de Oração e Ministérios.

1. Celebração da Santa Missa

  • Continuaremos a celebrar a Santa Missa nos Centros de Evangelização cumprindo os protocolos estabelecidos pelo poder civil, pela CNBB e Arquidiocese de Fortaleza.

2. Comunidade de Aliança

  • Em vista de uma melhor colaboração com os cuidados sanitários, para a participação presencial nas reuniões das Células Comunitárias ou Assembleias Setoriais e Comunitárias, aos irmãos da Comunidade de Aliança, cada Formador Comunitário deverá pedir inscrição prévia dos membros de sua Célula. Isso favorecerá o cumprimento do limite de vagas presenciais adequado ao lugar da reunião.
  • Receberão preferência na inscrição para a participação presencial aqueles irmãos que já completaram sua vacinação.
    Alertamos que pessoas com sintomas gripais ou que tenham tido contato com alguém positivado Covid19, não devem sair de casa. Nessa situação, recomendamos a participação online na Célula/Assembleia Comunitária.
  • Para a Formação Comunitária, nas segundas-feiras, as Células Comunitárias se reunirão de modo híbrido. Presencialmente no Centro de Evangelização, estará o Formador Comunitário, uma equipe técnica, uma equipe de música, mais aqueles irmãos que desejam estar presencialmente na Célula. A participação presencial será possível desde que, a quantidade de pessoas reunidas, respeite as normas sanitárias do poder civil de distanciamento social. Os demais irmãos acompanharão a reunião da Célula de modo online.
  • Para a Oração Comunitária, durante este período, nas sextas-feiras os irmãos se reunirão no Centro de Evangelização em Assembleias Comunitárias híbridas. Lembrando sempre que o número de irmãos reunidos presencialmente não poderá transgredir, em hipótese alguma, as orientações de distanciamento social, necessárias para nossa segurança, de nossas autoridades civis e/ou eclesiásticas.
  • Os grupos de partilha da Comunidade de Aliança (com uma média de quatro até seis irmãos), se não houver objeção de algum dos membros, poderá se reunir presencialmente no Centro de Evangelização. Havendo alguma objeção, o referido grupo poderá se reunir de modo híbrido.

3. Grupos de Oração e Ministérios

  • Em vista de uma melhor colaboração com os cuidados sanitários, para a participação presencial nas reuniões de Grupos de Oração e Ministérios, cada pastor ou coordenador deverá pedir inscrição prévia dos membros. Isso favorecerá o cumprimento do limite de vagas presenciais adequado ao lugar da reunião.
  • Receberão preferência na inscrição para a participação presencial aqueles irmãos que já completaram sua vacinação.
    Alertamos que pessoas com sintomas gripais ou que tenham tido contato com alguém positivado Covid19, não devem sair de casa. Àqueles que se encontram nessa situação, recomendamos a participação online no Grupo de Oração ou nos Ministérios.
  • As reuniões de Grupos de Oração e Ministérios da Obra Shalom serão híbridas (parte dos membros participarão da reunião na modalidade presencial e parte participará de modo virtual). Duas normas fundamentais deverão ser observadas:
  1. Os membros que não se sentirem seguros para participar de modo presencial deverão ter sua liberdade respeitada.
  2. Os pastores zelarão para que a quantidade de membros que participarem presencialmente da reunião não ultrapasse o permitido pelas orientações sanitárias em vigor em cada período.
  • Para garantir a segurança sanitária dos membros da Obra Shalom, o Coordenador de cada Centro de Evangelização poderá organizar uma escala de revezamento entre os Grupos de Oração da Obra e Ministérios. Deve-se evitar reunir mais pessoas do que as normas de segurança sanitária permitem, observando o número de irmãos que cada local pode comportar. Os Grupos de Oração e Ministérios que, numa determinada semana, não estiverem escalados para se reunirem de modo híbrido dentro dos Centros de Evangelização, deverão reunir-se virtualmente.
  • Para favorecer a segurança sanitária dos membros e dos Missionários da Obra Shalom, os Coordenadores poderão utilizar as áreas abertas e campais dos Centros de Evangelização para a realização das reuniões de Grupos de Oração e Ministérios.
  • Reuniões de grupos de partilha (compostos por até seis pessoas), se não houver objeção de nenhum dos irmãos, poderão realizar-se presencialmente nos Centros de Evangelização. Havendo objeção de pelo menos um dos irmãos, a reunião do referido grupo poderá acontecer de modo híbrido.
  • A reunião mensal dos Servos Apostólicos de um Centro de Evangelização deverá usar o mesmo protocolo aplicado para a celebração da Santa Missa.

4. Reuniões Administrativas

  • Para as reuniões de caráter administrativo, orientamos que se privilegie a modalidade virtual.
  • Para uma reunião presencial, recomendamos que utilize-se áreas abertas, com distanciamento social e uso de máscara.

5. Catequese

  • As reuniões em preparação para o Sacramento do Crisma deverão seguir as mesmas orientações descritas acima no ponto três, conforme as reuniões de Grupos de Oração e Ministérios.

Neste tempo de recomeço das nossas atividades presenciais, colocamos todos os membros da Comunidade e da Obra Shalom sobre a proteção materna de Maria, sob os cuidados de São José, de São Miguel Arcanjo e de nossos baluartes São Francisco de Assis e Santa Teresa D´Àvila. Clamamos que o Espírito Santo de Deus venha sobre nós e nos torne alegres testemunhas da Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Em Jesus e Maria,

Pe. Silvio Scopel, CCSh
Assistente Local

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *