Amados Irmãos,
Queremos expressar nossa solidariedade a toda humanidade, a todos os homens que sofrem os efeitos da pandemia que grava sobre a Terra nesses nossos dias. Queremos também expressar nossa solidariedade a todas as famílias de pessoas infectadas pelo covid19. Nós, Comunidade Católica Shalom, estamos unidos em oração a todos aqueles que sofrem os efeitos desse mal.
Queremos também manifestar a nossa completa sintonia com as orientações das autoridades civis do estado do Rio Grande do Norte e das autoridades eclesiásticas da Arquidiocese de Natal para juntos enfrentarmos este atual desafio.
O momento é grave, nós sabemos, mas, antes de mais nada, é um momento a ser vivido na oração, em profunda comunhão com Deus. Pois sabemos que “O ouro é provado pelo fogo” (Eclo 2) e “A fé provada produz aprovação.” (1Pd 1). Devemos ficar atentos à realidade dos fatos, evitando a ansiedade e buscando em tudo semear a Fé e a Esperança por meio de nossas palavras e ações.
Em consonância com o período da Quaresma que estamos vivendo, recomendamos a todos os irmãos da Comunidade de Vida, Aliança e Obra a dedicarmos mais tempo à oração e à intercessão, e buscarmos a sabedoria para nos fazer próximos de todos. Além do tempo normal dedicado à oração pessoal e Estudo Bíblico, dediquemos bons e longos momentos de intercessão para que Deus intervenha e antecipe os tempos de cura para toda a humanidade. Também, façamos o propósito de recitarmos o Rosário todos os dias. Nossa Senhora do Rosário já comandou muitas vitoriosas batalhas ao longo da história do cristianismo e nos dará, com certeza, mais essa vitória. Outra forma eficaz de nos mantermos abertos ao (O)outro, vencermos o medo e vivermos a caridade é a partilha generosa da nossa Comunhão de Bens.
Continuaremos em oração e adaptando as nossas atividades para não perdermos a fé neste tempo que ela se faz tão necessária. Segue as orientações para os próximos 15 dias na Comunidade:
- As missas semanais seguem os horários normais, sendo observadas sempre as medidas de segurança, como distância entre as cadeiras e Comunhão entregue na mão, além da omissão do abraço da paz;
- Aos domingos, haverá 4 missas na Casa da Paz, sendo elas nos horários: 8h, 10h, 16h e 18h30, para que não haja aglomerações;
- As Adorações e vigílias seguem normalmente, o Santíssimo ficará exposto no pátio;
- Os eventos que seriam realizados nos próximos 15 dias serão adiados;
- Grupos de Oração e Ministérios serão adaptados, os encontros não serão presenciais;
- Assembléias Comunitárias, bem como Servos Apostólicos e serão suspensos por hora;
- As Células Comunitárias estão suspensas até novas orientações;
- Estaremos mais ativos nas redes sociais, com transmissões online de orações, recitação do Rosário, entre outras atividades.
Lembremo-nos do que diz a nossa Revista Escuta, quando o Moysés Azevedo fala da coragem e disposição de coração nos momentos difíceis: “Em lugares em chamas, em situações de perigo, arriscando a própria vida, com liberdade, alegria e ousadia. É a dádiva, é a graça que devemos pedir. Não devemos ter medo de pedir, porque há pessoas que têm até medo de pedir. Como? Se foi para isso que nascemos! Nós não podemos ser o bombeiro que fica rezando para não ter incêndio, para ele não ter que o enfrentar, porque tem medo de fogo. Ele foi vocacionado para isso. Não é que queremos o incêndio. Nós queremos apagar o fogo e salvar as vidas que estão em risco. Arriscando a própria vida, com liberdade e ousadia, com amor e por amor, despendidos de si mesmos.” (Revista Escuta de 2019, Pág. 126).
Estejamos atentos, sabendo que é exatamente para o incêndio que os bombeiros foram feitos, para apagar os incêndios e salvar vidas. Que sejamos a esperança, o consolo e o cuidado tão necessários diante do delicado momento que vivemos, tendo a certeza de que que tudo isso vai passar, pois sabemos em Quem depositamos a nossa fé.
Neste tempo, estejamos unidos em comunhão. Esforcemo-nos para que a nossa comunicação seja criativa e pautada pelos vínculos da caridade. Como Governo Local, estamos empenhados em responder às desafiantes necessidades que a vida comunitária nos apresenta neste momento.
Cientes de que “é do Céu que vem a força” (1Mac 3), nos unimos a todo o povo de Deus, principalmente aos mais frágeis, e nos colocamos à disposição para eventuais necessidades.
Em Jesus e Maria,
Governo Local
Comunidade Católica Shalom – Missão de Natal