Shalom

Comunidade Shalom completa 25 anos de missão no Rio de Janeiro

comshalom

A Comunidade Católica Shalom completou 25 anos de missão na Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, no dia 29 de junho. A comemoração foi marcada com uma Missa celebrada pelo cardeal Dom Orani Tempesta no domingo, dia 4 de julho, na Catedral Metropolitana.

Quando o Dom Eugênio Sales convidou a Comunidade Shalom para abrir uma casa no Rio de Janeiro, já tinha uma missão clara: evangelizar a juventude pobre. Era o ano de 1996 e a Arquidiocese do Rio fazia um trabalho de evangelização em parceria com o governo do Estado e com o Exército Brasileiro chamado Projeto Rio Criança Cidadã (PRCC). O PRCC tinha o objetivo de atender aos jovens que viviam em situação de risco social. Dentre as atividades desenvolvidas nos quartéis, estava a aula de catequese, que passou a ser a responsabilidade dos missionários da comunidade. 

Os missionários atendiam cerca de 20 quartéis mais uma casa do Centro Social da Pastoral do Menor, que ficava no Catete. A partir deste trabalho, foi sendo desenvolvida a missão na Cidade Maravilhosa e, dois anos depois, a Arquidiocese confiou mais uma missão à Comunidade, o Abrigo Sagrados Corações de Jesus e Maria em Vigário Geral, que atende idosas em vulnerabilidade social. “Temos a missão de ser o consolo para essas idosas e levá-las a um encontro com a pessoa de Jesus em vista da preparação para o céu”, explica David Nunes, consagrado na Comunidade de Aliança. 

À medida em que a missão foi crescendo, também cresceu o trabalho de Promoção Humana como forte expressão da presença do Carisma Shalom no Rio de Janeiro. Hoje, a Comunidade atua em cinco centros de evangelização (Catete, Recreio, Vista Alegre, Santa Cruz e Maracanã) e uma casa de atendimento a idosas sem família em Vigário Geral. Realiza, também, ações de evangelização na capela dos Shoppings Via Brasil, em Vista Alegre, e América Shopping, no Recreio dos Bandeirantes, além de administrar uma casa de retiros, o CEST-RJ, em Guaratiba, onde temos uma oficina de ícones.

Por graça divina, a Comunidade Shalom também atua em diversas outras atividades como grupos de oração, formação humana e doutrinal; além dos movimentos de cunho cultural, como apresentações artísticas e o Festival Halleluya, que acontece desde 2011 em terras cariocas e em 2020 teve uma versão live show direto do Santuário do Cristo Redentor.

“Temos muitos motivos para celebrar, pois Deus fez muito nesses 25 anos de presença do Carisma Shalom nessa cidade maravilhosa. Temos certeza de que Ele, em seu infinito Amor, realizará muito mais. Deus é uma eterna novidade e sempre faz coisas novas e renova as que já fez”, disse Pe. Rômulo dos Anjos, Responsável Local da Comunidade.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *