Notícias

Roma acolhe o Congresso Internacional da Pastoral da Juventude em preparação para a JMJ Seul 2027

O Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida organizou o Congresso Internacional da Pastoral Juvenil em Roma, de 23 a 25 de maio, que reuniu mais de 300 pessoas de 110 países.

comshalom

Com o tema: “Para um ministério sinodal da juventude: novos estilos e estratégias de liderança”, o Congresso, que foi realizado em preparação para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de Seul 2027, ocorreu no 5º aniversário da publicação da Exortação Apostólica pós-sinodal “Christus Vivit”.

“Da JMJ Lisboa 2023 à JMJ Seul 2027” foi o tema que abriu o Congresso com a intervenção do Cardeal Kevin Farrell, Prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, seguido pelo Cardeal Américo Alves Aguiar, atual Bispo de Setúbal (Portugal), e pelo Arcebispo Peter Soon-Taick Chung, Arcebispo de Seul, que compartilharam suas experiências e reflexões sobre esse importante evento para todos os jovens da Igreja.

O CARISMA SHALOM A SERVIÇO DOS JOVENS EM TODO O MUNDO

Entre os participantes, a Comunidade foi representada pelo Assistente Internacional, Padre Francisco Tiago Soares, juntamente com outros missionários servem aos jovens em diferentes partes do mundo.

“O Congresso foi uma grande oportunidade de ver a comunhão da Igreja com todos os movimentos ao redor do mundo. Essa harmonia, unidade e compromisso de trabalhar com os jovens, colocando-nos como Comunidade a serviço da Igreja universal para dar nossa contribuição”, enfatiza nosso Assistente Internacional.

Entre os temas discutidos durante a reunião estavam a liderança sinodal e missionária da juventude, a formação, o acompanhamento espiritual dos jovens líderes e o ambiente digital, entre outros. O padre Franco Galdino, sacerdote e missionário da Comunidade de Vida, também foi apresentado como o novo responsável pelo setor juvenil do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, que a partir de agora realizará esse trabalho a serviço dos jovens e que esteve presente no Congresso como parte da equipe organizadora.

Houve também uma apresentação do Jubileu da Juventude 2025, programado para ocorrer de 28 de julho a 3 de agosto, durante o qual o Papa Francisco convidará todos os jovens a irem a Roma e os incentivará a serem “peregrinos da esperança”.

ÉPOCA DE GRANDES SONHOS

Um dos momentos mais esperados dessa reunião internacional ocorreu em seu último dia, quando os participantes puderam se encontrar pessoalmente com o Papa Francisco, que os exortou a apoiar os meninos e meninas, especialmente os mais frágeis, que “desistiram de grandes sonhos e se envolveram em tristeza e vida ruim”.

“Que eles facilitem o encontro de muitos jovens com Jesus, mesmo aqueles que normalmente não vão à Igreja, levando-lhes a mensagem de esperança. Estou pensando naqueles rapazes e moças que “baixaram o olhar”, que perderam o horizonte, que deixaram de lado seus grandes sonhos e ficaram presos na tristeza e na depressão”, ressaltou o Santo Padre.

Para Maria Chiara Panizzi, uma postulante italiana de 22 anos da Comunidade da Aliança em Roma, esse encontro com o Papa foi muito significativo e sua participação no Congresso superou totalmente suas expectativas: “Esse evento superou em muito o que eu imaginava e sabia sobre a pastoral da juventude por meio do tema de novos estilos e estratégias de liderança. O melhor de tudo foi o encontro e o compartilhamento da fé com outros jovens de todo o mundo”.

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.