Com o tema: “Para um ministério sinodal da juventude: novos estilos e estratégias de liderança”, o Congresso, que foi realizado em preparação para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de Seul 2027, ocorreu no 5º aniversário da publicação da Exortação Apostólica pós-sinodal “Christus Vivit”.
“Da JMJ Lisboa 2023 à JMJ Seul 2027” foi o tema que abriu o Congresso com a intervenção do Cardeal Kevin Farrell, Prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, seguido pelo Cardeal Américo Alves Aguiar, atual Bispo de Setúbal (Portugal), e pelo Arcebispo Peter Soon-Taick Chung, Arcebispo de Seul, que compartilharam suas experiências e reflexões sobre esse importante evento para todos os jovens da Igreja.
O CARISMA SHALOM A SERVIÇO DOS JOVENS EM TODO O MUNDO
Entre os participantes, a Comunidade foi representada pelo Assistente Internacional, Padre Francisco Tiago Soares, juntamente com outros missionários servem aos jovens em diferentes partes do mundo.
“O Congresso foi uma grande oportunidade de ver a comunhão da Igreja com todos os movimentos ao redor do mundo. Essa harmonia, unidade e compromisso de trabalhar com os jovens, colocando-nos como Comunidade a serviço da Igreja universal para dar nossa contribuição”, enfatiza nosso Assistente Internacional.
Entre os temas discutidos durante a reunião estavam a liderança sinodal e missionária da juventude, a formação, o acompanhamento espiritual dos jovens líderes e o ambiente digital, entre outros. O padre Franco Galdino, sacerdote e missionário da Comunidade de Vida, também foi apresentado como o novo responsável pelo setor juvenil do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, que a partir de agora realizará esse trabalho a serviço dos jovens e que esteve presente no Congresso como parte da equipe organizadora.
Houve também uma apresentação do Jubileu da Juventude 2025, programado para ocorrer de 28 de julho a 3 de agosto, durante o qual o Papa Francisco convidará todos os jovens a irem a Roma e os incentivará a serem “peregrinos da esperança”.
ÉPOCA DE GRANDES SONHOS
Um dos momentos mais esperados dessa reunião internacional ocorreu em seu último dia, quando os participantes puderam se encontrar pessoalmente com o Papa Francisco, que os exortou a apoiar os meninos e meninas, especialmente os mais frágeis, que “desistiram de grandes sonhos e se envolveram em tristeza e vida ruim”.
“Que eles facilitem o encontro de muitos jovens com Jesus, mesmo aqueles que normalmente não vão à Igreja, levando-lhes a mensagem de esperança. Estou pensando naqueles rapazes e moças que “baixaram o olhar”, que perderam o horizonte, que deixaram de lado seus grandes sonhos e ficaram presos na tristeza e na depressão”, ressaltou o Santo Padre.
Para Maria Chiara Panizzi, uma postulante italiana de 22 anos da Comunidade da Aliança em Roma, esse encontro com o Papa foi muito significativo e sua participação no Congresso superou totalmente suas expectativas: “Esse evento superou em muito o que eu imaginava e sabia sobre a pastoral da juventude por meio do tema de novos estilos e estratégias de liderança. O melhor de tudo foi o encontro e o compartilhamento da fé com outros jovens de todo o mundo”.