Começou hoje (21) o Retiro de Planejamento Estratégico 2014/2015 do Governo Geral da Comunidade Católica Shalom. Nos próximos dez dias, funcionário e missionários da Diaconia, sede do Shalom em Aquiraz, reúnem-se para discernir ações evangelizadoras de cada setor no biênio. Uma adoração ao Santíssimo Sacramento abriu o retiro, seguida de palestra do fundador e moderador da Comunidade, Moysés Azevedo.
Marcado pela escuta da vontade de Deus, através da oração, o retiro também será guiado por ênfases do documento da Assembleia Geral que aconteceu de 26 de agosto e 8 de setembro deste ano. Os destaques do documento são: Avançar na Evangelização; Avançar com Parresia em Novas Terras, Novos Espaços e Novos Povos; Avançar na Santidade em Comum. “As decisões tomadas na Assembleia são reais, concretas, discernidas, rezadas e trabalhadas”, informa Moysés Azevedo.
“O planejamento estratégico é um instrumento nas nossas mãos, mas, sobretudo, nas mãos de Deus”, destaca o secretário de Planejamento, Eric Buarque. Segundo ele, as palavras “escutar, discernir, assumir, planejar e agir” servirão de balizas para o encontro.
Moysés Azevedo afirma que o protagonista do retiro é Deus. “Ninguém muda a história da humanidade a não ser Deus. É a graça divina, a força do Carisma que a transforma. Tudo que fizermos, se não vier da escuta de Deus, poderá ser belo, mas será vão”, disse. O moderador citou o Papa Francisco a respeito do “mundanismo espiritual”, que é a centralização em si, geradora do egoísmo, e do pessimismo.
Confira imagens do primeiro dia do retiro clicando aqui.
Emanuele Sales