É possível alguém nos amar tanto a ponto de nos perdoar os pecados? Ele (O Senhor) sempre nos espera? Essa e outras perguntas foram respondidas após a primeira pregação do Renascer, ministrada por Vanilton Lima, missionário da Comunidade de Vida.
Após um breve intervalo, a peça que conta a história do Filho Pródigo (Lucas 15, 11 a 32) gerou alguns momentos de tensão no olhar. Era como se as pessoas se identificassem com a interpretação dos jovens do Ministério de Arte. Ao fim, após a reconciliação do filho com o Pai, todos aplaudiram.
Reconhecer e perdoar o filho mesmo quando este faz escolhas impróprias, esse é um belo exemplo da Misericórdia. E foi esse exemplo que Vanilton utilizou para falar, afirmar o quanto Deus é amoroso, compreensivo e, acima de tudo, misericordioso.
Aproveitando os personagens principais da peça, o Pai e o Filho arrependido, Vanilton foi aos poucos respondendo a questionamentos acerca do amor de Deus. O público tinha os olhos fixos em cada momento da pregação.
A proposta, segundo o missionário, não era “dar lição de moral”. Longe disso. Mas refletir junto com o público sobre a necessidade de reconhecer essa misericórdia divina como essencial para nossas vidas. O próprio papa Francisco, afirmou o pregador, diz que “A misericórdia de Deus é um remédio espiritual”.
Reconhecermos que somos pecadores não é nenhuma uma vergonha, mas um ato de humildade. E é com humildade no coração que Deus nos espera, para em troca nos dar alegria. Isso mesmo, a alegria não nos é retirada mesmo depois de nossas inclinações infrutíferas, mas é aumentada, pois Deus nos ama.
E é com essa misericórdia traduzida em amor e alegria que Vanilton animou a todos e deixou-lhes um convite: Confiemos na Misericórdia de Deus!
É isso mesmo, confiemos na Misericórdia, pois como diz o tema do Renascer: Há mais alegria na Misericórdia de Deus! O Renascer é o retiro de carnaval promovido pela Comunidade Católica Shalom em várias cidades do Brasil. O evento segue até amanhã. Ainda dá tempo participar. (Clique aqui e confira lista de cidades).