Estamos vivendo um tempo muito especial na vida da Igreja, de cada um de nós que somos batizados. Vivemos um tempo novo no mundo inteiro. Iniciamos o Advento. Este é um tempo de intensa preparação para a segunda vinda de Jesus. Esse é o brado que nos acompanhará nas próximas semanas: Maranatha, vem Senhor Jesus! Esse é o brado dos eleitos. É o brado dos que foram salvos pelo precioso sangue do Cordeiro que foi imolado em nosso lugar na Cruz do calvário.
Neste ano, as provações seguiram, porém mais do que nunca, estamos à espera daquele que pode nos consolar e nos devolver a alegria, a esperança. Jesus é o desejado, o esperado dos nossos corações.
Acompanhe agora pontos que podem nos auxiliar na espera pelo Senhor. São recomendações que nos prepararão de forma interna e externa para a vinda do Cristo.
- Reconciliação (com Deus): Devemos buscar com todas as nossas forças retornar à nossa comunhão com o nosso Criador por meio de Jesus. É necessário retornar ao Criador, às nossas origens, ao que nascemos para ser. Isso não pode ser deixado para depois. Não podemos adiar a nossa conversão e para isso se faz necessário suplicar ao Espirito Santo a graça do arrependimento sincero. Busque a confissão.
- Reconciliação (com os outros): Reatar os laços que foram rompidos com o nosso semelhante por meio do perdão é uma formas eficazes de nos prepararmos para a vinda do Senhor Jesus. O Cristo reconciliou a humanidade ferida com o Pai. É preciso dar o perdão àqueles que nos feriram ao longo da caminhada. É preciso pedir perdão a tantos que ofendemos. Desconfie de tudo o que gera divisão.
- Intensificação da oração: É necessário rezar mais neste tempo de espera. A oração pouco a pouco vai nos preparando para a vinda de Jesus. Quem tem vida de oração constante está de prontidão à espera do Senhor que chegará a qualquer momento. A oração é o óleo que colocamos em nossas lâmpadas que iluminarão a nossa alma nesta noite escura que vivemos.
- Renovação do compromisso com a evangelização. Quando evangelizamos também estamos apressando a vinda de Jesus. Estamos proporcionando uma vida nova ao nosso semelhante e preparando os corações para receber o Espírito Santo que nos foi prometido.
- Fortalecimento da vivência das virtudes no ordinário de cada dia. As virtudes fortalecem o homem novo e enfraquecem o homem velho. Elas nos assemelham a Jesus através da dinâmica do sacrifício, que gera vida em abundância. As virtudes nos purificam e nos preparam para o Céu, para a eternidade.
- Amizade com Nossa Senhora. Devemos pedir ao Espírito Santo que nos aproxime de sua esposa amada, a Virgem Maria, e que nos faça crescer cada dia mais na amizade com a mãe de Deus e nossa. Nossa Senhora é como a aurora que antecede ao sol: ela é a esperança da nossa salvação. Maria trouxe Jesus pela primeira vez ao mundo e com certeza está preparando a humanidade para a segunda vinda de Cristo. Quem se aproxima de Nossa Senhora cresce na humildade, na mansidão e na paciência. Quem se aproxima de Nossa Senhora com um coração filial vai cada dia mais se aproximando de Jesus. Não tem como separar a mãe do Filho.
_____________
Vamos viver intensamente esse Advento. Vamos apressar com a nossa vida a segunda vinda de Jesus! Shalom!
Vanilton Lima
Missionário da Comunidade Shalom