Formação

Confira a lista de tarefas que pode ajudar você a ter um dia mais organizado

Ser organizado não é uma tarefa que se dê por completo, é um processo fruto de uma combinação de ações bem pensadas.

Foto: Pexels

Existem formas infinitas de organização pessoal, tudo terá relação com sua personalidade e com o que te torna mais prático. Ser organizado não é uma tarefa que se dê por completo, é um processo fruto de uma combinação de ações bem pensadas. Tudo pode começar com:

  1. Ter lugares definidos para cada coisa, assim quando você for procurar saberá onde encontrar, e o resultado disso é economizar tempo na busca.
  2. Chegar nos lugares a tempo é algo que muda completamente sua vida… Comece sempre por pensar a frente do tempo e chegue com antecedência. Pontualidade é antecipação… Minutos antes. Pense assim: quanto mais importante, mais cedo preciso estar pronto…
  3. Aí vamos para outra dia: esteja preparado. Prepare-se com antecedência para uma prova: estudando antes; para um médico: reunindo documentos e exames; para uma reunião: estudando a pauta e preparando sua participação… Esteja preparado, o que não significa está perfeitamente pronto, é apenas ter o mínimo necessário para a boa execução de suas tarefas.
  4. Tenha controle sobre seu dia… Isso não é sobre manter tudo como você quer, se trata de estar atento, observar os movimentos do seu dia… Como uma mãe que observa o filho brincar: ela não sabe quais serão os movimentos dele, mas, sabe que se ele começar a chegar perto da tomada ela precise impedir. E isso porque ela observou. Controle é observação.

Outras dicas que farão a diferença:

  • Mantenha acessórios que você usa diariamente em locais fixos. Chaves, bolsa, celular… Aconselho um local na entrada da casa, porque nos dias que você estiver correndo atrasado, já está tudo ali pronto para sair. Tenha lá também uma bandeja que funcione como caixa de entrada das correspondências, assim quando as cartas chegarem elas não ficarão transitando pela mesa, sofá ou centro…
  • Crie um quadro de visualização de tarefas e lembretes, deixe-o em um lugar visível da sua casa e se você mora com outras pessoas, envolva elas no registro das coisas mais importantes neste quadro. Crie o hábito de visualizá-lo.
  • Faça acompanhamentos matinais diários do seu saldo bancário e gastos com o cartão. Isso te permite ter noção dos seus gastos e observar suas economias e também pode gerar seu objetivo do dia como: não gastar ou economizar X do seu saldo.
  • Tenha sempre um bloco de notas pequeno na bolsa ou no bolso. Essa ferramenta é essencial para registrar pensamentos, lembretes, recados, tarefas e o fato de ser portátil te permite nunca ter desculpas de não ter anotado. Lembre-se: o que você não anota, tem 99% de chances de ser esquecido.
  • Organize sua carteira e sua bolsa, ande só com o essencial.
  • Faça um cardápio para sua casa. Você gastará 15 a 20 minutos planejando as refeições em um dia, e economizará 15/20 minutos por dia na ação imediata na cozinha. Chegue na cozinha para agir e evite parar para pensar o que fazer já no momento em que for fazer.
  • Pense sua roupa no dia anterior e acorde para se arrumar. Você ganhará muito tempo sem precisar parar na frente do guarda-roupa para pensar no que vestir.
  • Acorde e arrume a cama e antes de dormir deixe a pia limpa.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *