Faltava pouco para começar o Encontro Geral da Obra e a CE-040 que dá acesso à Diaconia Shalom, em Aquiraz – CE, já estava congestionada na tarde do sábado, 21 de setembro. Na fila, estavam carros e ônibus que traziam caravanas dos Centros de Evangelização da Comunidade Católica Shalom em Fortaleza – CE.
A animação e a alegria dos participantes transbordava pelos sorrisos ao encontrar conhecidos e pelo brilho nos olhos que contemplavam a beleza do lugar. Pela primeira vez, o encontro aconteceu na Diaconia, marcando o início de “Um Tempo Novo”.
Louvor, apresentações artísticas, celebração eucarística e adoração. Além da programação do palco, o público pode participar de visita à Igreja do Ressuscitado que passou pela Cruz e também no interior da Diaconia. As jovens Nicole de Sousa e Edilane de Matos, do Shalom Jardim Guanabara, ficaram encantadas com o que encontraram.
Nicole conta que chegou a se emocionar quando entrou na Capela do Esposo Eucarístico. Já Edilane partilha que sempre quis conhecer o lugar e o Encontro Geral da Obra foi a oportunidade perfeita para isso. Ela ainda destaca que ficou impressionada com o sentido de cada espaço da Diaconia.
O caráter injusto da misericórdia
Padre Silvio Scopel, responsável pela missão da Comunidade em Fortaleza – CE, presidiu a celebração eucarística do evento. Durante a homilia, o sacerdote destacou o caráter injusto da misericórdia de Deus a partir da parábola do administrador desonesto (Lc 16,1-13). Segundo o missionário, Deus chega a ser injusto consigo para nos amar. Como o chefe do homem que diminui a dívida dos devedores, Deus elogia a nossa postura quando perdoamos aqueles que nos ferem. “A misericórdia de Deus é infinita e se derrama sobre aqueles que têm misericórdia dos seus irmãos”.
“Um Pai que ama dessa forma não merece ser traído. Deus é um pai misericordioso e quanto mais nós somos misericordiosos uns para com os outros, quanto mais entramos nesse tempo novo da misericórdia, quanto mais nos convertemos à santidade, mais nós vamos nos assemelhando a nosso Pai”, destacou Padre Silvio.
Ainda segundo o consagrado, agir com misericórdia é partilhar os bens. “Vocês sabiam disso? Misericórdia nas Sagradas Escrituras é perdão dos pecados, mas há outras dimensões da misericórdia nas Sagradas Escrituras e uma das dimensões da misericórdia é a partilha dos bens”. Por isso, São Paulo motiva seus irmãos ao trabalho, ele faz isso para que o povo tenha como ajudar os pobres.
Novo coordenador do PJJ
Ainda durante a celebração, uma novidade foi anunciada: O Projeto Juventude para Jesus (PJJ) da capital cearense ganhou um novo coordenador geral. O missionário da Comunidade de Vida Gabriel Azevedo assume as atividades em outubro deste ano. Thiago Sousa, que atualmente está à frente do PJJ, vai em missão para Teresina – PI. Gabriel ficou muito feliz com a nova missão e já aguarda a juventude de Fortaleza no Congresso de Jovens Shalom (CJS).
Faça sua inscrição no CJS 2019
Pregação de Moysés Azevedo
Depois da Santa Missa, Moysés Azevedo, fundador da Comunidade, pregou para a Obra Shalom. Em suas palavras, ele destacou pontos da Revista Escuta 2019 e motivou o público a viver sempre segundo o Espírito Santo. “É o próprio Espírito quem faz uma obra nova na nossa vida”. Moysés comentou ainda que Deus não quer que a Obra envelheça, Deus quer que a Obra Shalom seja sempre jovem. Não apenas na dimensão etária, mas na dimensão espiritual, e para isso é preciso nunca perder o fervor, o desejo de santidade. “A santidade não deve ser um esforço do nosso braço, mas um desejo da nossa alma”.