Na Comunidade de Vida, nossa realização não estará mais naquilo que o mundo pode oferecer, mas estará exatamente na renúncia a tudo isso, para uma dedicação plena a Deus e ao serviço de Sua Vinha” (Estatutos da Comunidade Shalom).
A Comunidade de Vida é o núcleo central da Comunidade Shalom. Seu estilo de vida reproduz o modelo das primeiras comunidades cristãs, pondo tudo em comum e renunciando à posse de bens materiais, projetos e planos pessoais.
Seus membros são missionários de ambos os sexos e de diferentes formas de vida, chamados a seguir Jesus Cristo através de uma dedicação particular à oração, vida fraterna e serviço na Obra. Vivem em Casas Comunitárias e são enviados em missão segundo o apelo da Igreja e o discernimento da Comunidade.
Ao firmar sua pertença à Comunidade, no primeiro ano de discipulado, eles recebem, como sinal de sua eleição por Deus, uma cruz em forma de Tau, última letra do alfabeto hebraico. O cordão que sustenta o sinal dos membros da Comunidade de Vida tem a cor bege ou marrom escuro, a depender da etapa de seu itinerário formativo.