Igreja

Confira como solicitar a bênção apostólica do Papa Francisco

Você pode pedir uma bênção papal em várias ocasiões, como: Batismo, Primeira Comunhão, Crisma, Casamento, ou aniversário de casamento.

comshalom

Antes, o documento com a bênção apostólica do Santa Padre só podia ser solicitado presencialmente no Vaticano. Agora, com advento da internet, esse procedimento pode ser realizado de forma online. Entretanto, vale destacar que bênção papal só pode ser solicitada em algumas ocasiões. A seguir, confira a lista e também informações para solicitar o documento.

A solicitação de forma presencial ainda é possível. Para isso, é preciso ir até a Esmolaria Apostólica, que tem um escritório dentro do Vaticano. Já a solicitação online pode ser feita a partir de um site exclusivo para esse procedimento. Nele, estão todas as informações necessárias para realizá-lo.

>> Acompanhe a Comunidade Shalom no YouTube

Como solicitar a bênção apostólica

O primeiro passo é acessar o site da Esmolaria Apostólica e ler atentamente as condições. A seguir, apresentamos algumas delas para você!

  1. Escolha a ocasião para a qual se busca a Bênção Apostólica;
  2. Escolha o modelo de pergaminho (de acordo com as várias ocasiões);
  3. Insira os dados necessários para a preparação do pergaminho (pode-se solicitar um ou mais pergaminhos desta forma).

Informações necessárias para solicitar pergaminhos:

  1. O nome e sobrenome da(s) pessoa(s) para quem a Bênção está sendo solicitada;
  2. O motivo ou a ocasião que motivou o pedido;
  3. A data, o nome da igreja e o lugar onde se realiza a ocasião e para o qual se pede a Bênção (todos necessários no caso de sacramento, profissão religiosa ou aniversário; a data da ocasião pode não estar a mais de seis meses, ou a menos de quatro meses a partir do dia do pedido);
  4. O endereço (junto com o endereço de e-mail e número de telefone com prefixo internacional), onde o pergaminho deve ser postado.

As circunstâncias em que você pode solicitar a bênção são:

  1. Batismo, Primeira Comunhão e Confirmação;
  2. Matrimônio;
  3. Ordenação Presbiteral;
  4. Profissão Religiosa;
  5. Consagração Secular;
  6. Ordenação de Diácono Permanente;
  7. Aniversário (10°, 25°, 40°, 50°, 60°, 65°, 70°, 75°, 80°) de Matrimónio*, Ordenação Presbiteral, Profissão Religiosa;
  8. Aniversário natalício (18º, 50º, 60º, 70º, 80º, 90º, 100º).

Leia também| Oração do Papa Francisco na consagração da Rússia e Ucrânia a Maria

Em prol das obras de caridade da Igreja

Importante destacar que os custos do processo vão de 16 a 24 euros (R$ 68,74 a R$ 103, de acordo com o valor de cambial atual). O pergaminho chegará em sua residência em 15 a 20 dias. Vale ressaltar ainda que o pagamento é referente à impressão feita no pergaminho e pelo envio internacional e não pela bênção em si. O valor arrecado vai para as obras de caridade da Esmolaria Apostólica que atende os mais pobres.

Inclusive, esse é o papel principal do órgão organizado pelo Papa Gregório X (1271-1276). Anos depois da sua criação, para ajudar a arrecadar fundos para o trabalho caritativo, o Papa Leão XIII delegou ao responsável pelo Esmolaria a faculdade de outorgar a bênção apostólica por meio de pergaminhos, que, para atestar a autenticidade, levam a assinatura e o selo da Esmolaria.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.