Notícias

Confira lista de voluntários da Expedição Renascer Chaves 2023

O grupo estará a serviço do evento de Carnaval da Comunidade Shalom: Renascer.

comshalom

Faltam apenas duas semanas para a Expedição Renascer Chaves 2023 que acontecerá de 10 a 23 de fevereiro. Ao todo são 22 profissionais das áreas de saúde, educação, comunicação, meio ambiente, dentre outras, que prestarão serviço voluntário no Espaço de Paz do município de Chaves (PA). 

>>Entenda o trabalho realizado no Espaço de Paz de Chaves

Nessa modalidade da Expedição os voluntários ajudarão e atuarão, segundo suas aptidões e formação no atendimento aos chaveenses no evento de carnaval da Comunidade Shalom chamado Renascer, que na Ilha do Marajó acontece para os jovens, adultos e também para as crianças. 

“Ninguém volta de Chaves a mesma pessoa. É uma experiência única e fantástica de viver o amor de forma concreta”, Marta Feitosa – Voluntária da Expedição Junho 2022

 

O Programa de Voluntariado Shalom PVS é um programa sem fins lucrativos, que seleciona pessoas que desejam dispor dos seus dons sejam profissionais ou não-profissionais, para ajudar os mais necessitados, indo ao seu encontro e integrando-se temporariamente aos trabalhos de resgate à dignidade humana e de serviço aos mais pobres, já desempenhados na localidade pela Comunidade Católica Shalom.  

O último grupo de expedicionários que chegou a Chaves(PA) foi em junho de 2022.

Dentre os objetivos do PVS com as expedições pretende-se: 

  • Amparar os mais necessitados, levando a eles atendimento profissional especializado, cultura e lazer; 
  • Proporcionar aos voluntários uma experiência única e enriquecedora de sair em missão, fazer a diferença na vida de muitas pessoas que realmente precisam;
  • Inspirar nos voluntários a partilha de dons e conhecimento, a generosidade, a gratuidade, a solidariedade e o compromisso com o outro. 
  • Oportunizar o trabalho com pessoas em situação de risco social ou abandono; 

CONFIRA ABAIXO LISTA DE VOLUNTÁRIOS DA EXPEDIÇÃO RENASCER CHAVES 2023

  1.  Ádysson Allan de Alcântara Félix – Contador – Santa Cruz (RN)
  2. Ana Luísa Claro de Moura – Nutricionista – Teresina (PI) 
  3. Azenete Gomes Alves – Gerente Financeira – Fortaleza (CE) 
  4. Beatriz Cézar Santana dos Santos – Médica – Belém (PA)
  5. David Alexandre Ataides Ramos – Sócio Educador – Franca (SP)
  6. Elaine Soares Firma – Advogada – Maceió (AL)
  7. Gabriela Cristina Maldonado – Pedagoga – Osasco (SP)
  8. Gabrielly Castro Barbosa – Engenheira Florestal – Ananindeua (PA)
  9. Giselly de Freitas Alves – Contadora – Fortaleza (CE)
  10. Janaína de Oliveira Andrade D’Almeida – Servidora Pública – Cidade Ocidental (GO)
  11. Juliane Zanon Nenevê – Enfermeira – Cascavel (PR)
  12. Julliana dos Santos Aires – Enfermeira – Fortaleza (CE)
  13. Leila Sant Ana Morais – Contadora – Santo André (SP)
  14. Lucas Martins Lima – Servidor Público – Maceió (AL)
  15. Magdalena Zapała – Dentista – Varsóvia (Polônia) 
  16. Marcilea Tomaz – Assistente Social – Juiz de Fora (MG) 
  17. Maria De Fátima Santana Teixeira – Estudante de Cinema e Audiovisual – Nova Iguaçu (MG) 
  18. Maryana Silva Ricarte – Médica – Fortaleza (CE)  
  19. Vilma Evangelista da Silva – Assistente Social – Macapá (AP) 
  20. Vinicus de Freitas Foresto – Autônomo (Energia Solar) – Belo Horizonte (MG) 
  21. William Sandes Gomes – Direito – Maceió (AL) 
  22. William Tadeu Lima da Cruz – Engenheiro Mecânico – Manaus (AM)

Cultura do Encontro

A aventura da expedição começa desde a saída de suas cidades de origem até a cidade de Macapá (AP). É interessante comentar que como Chaves fica dentro do Arquipélago do Marajó (região amazônica), a trajetória para chegar no município é por via fluvial que a depender da embarcação a viagem pode durar de quatro a oito horas. 

De acordo com o coordenador do voluntariado na missão de Chaves (PA), Gilson Santos, o esperado para o grupo é a vivência da cultura do encontro pela troca de experiências. 

O voluntário enriquecerá o povo do Marajó com sua experiência, sua profissão, seus dons, seus talentos, mas também será enriquecido com os marajoaras pelo seu acolhimento, por sua proatividade, por seu olhar acerca da realidade que vivem”, afirma o coordenador. 

A fim de proporcionar a troca de experiências dos profissionais com a população, eles ficarão hospedados na casa de famílias marajoaras amigas da Comunidade Shalom. 

Além disso, na programação consta uma Feira de Profissões para possibilitar a juventude um conhecimento acerca das mais variadas carreiras. 

E também a tradicional Noite Cultural onde os chaveenses fazem uma apresentação de danças regionais e servem comidas típicas como forma de agradecimento a oferta dos expedicionários. 

LEIA TAMBÉM | >>Aspectos culturais do município de Chaves na Ilha do Marajó (PA)

Experiência Missionária  

O município de Chaves fica localizado na Ilha do Marajó, no estado do Pará, onde há quase 27 anos a Comunidade Shalom se faz presente.  

Em março de 2022, a missão inaugurou o Espaço de Paz, que foi construído para ser um local onde voluntários do mundo todo, dispondo de seus dons e profissões contribuirão com a promoção da cultura de paz e construção de uma nova sociedade em Chaves.

E foi essa experiência de partilha de dons que Marta Feitosa, pedagoga de Aquiraz (CE), teve durante a expedição de junho de 2022. “Ser voluntária em Chaves foi muito gratificante! Poder contribuir de forma concreta para o Espaço de Paz como pedagoga e ver a obra de Deus na vida desse povo, é viver o  ‘Ide a todos e pregai o evangelho‘(Mc 16,15)”, afirma a consagrada da Comunidade de Aliança. 

Confira algumas fotos da Expedição de Junho de 2022

Renascer 2023

Com mais de 30 anos de existência é um dos maiores eventos católicos de carnaval em Fortaleza (CE), e em mais de 50 cidades do Brasil. Na missão de Chaves (PA), o Renascer está na quarta edição. 

Pela primeira vez o Espaço de Paz sediará o evento que neste ano tem como tema: “Minha alma engrandece ao Senhor”, Lucas 1, 46. 

Fazer o Renascer no Espaço de Paz tem o cunho de trazer o povo para experimentar da paz que emana tanto da Capela do Divino Semeador quanto do próprio EP”, afirma Gilson.

>> Entenda o ícone da Virgem Marajoara 

Ele ressalta ainda a importância do evento acontecer no Espaço de Paz , que está localizado no bairro Flor do Campo cujos índices de vulnerabilidade social do município são maiores. 

Faz parte da programação diária dos voluntários a oração das laudes na Capela do Divino Semeador.

Serviço: 

Período da Expedição Renascer Chaves 2023: 10 a 23 de fevereiro 

Perfil do Instagram: @shalomchaves  

Canal do Youtube: Shalom Chaves   

Próxima Expedição: Colônia de Férias Julho 2023 

Por Socorro Mouta


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.