Um dos principais elementos que constitui a identidade de um time é o seu uniforme. E quando se trata de uma seleção não tem como não querer saber as origens das cores e dos elementos que compõe esse símbolo tão importante. Por isso, a seguir, você vai conhecer a história da camisa azul – segundo uniforme oficial – da Seleção Brasileira e também a referência feita à Virgem Maria, Mãe de Deus.
No início das disputas de futebol entre países, não era comum um segundo uniforme. Entretanto, tal opção se tornou necessária diante das semelhanças nas cores das camisas dos times que se enfrentavam em campo. Relatos apontam que em 1958 a Seleção Brasileira utilizou pela primeira vez oficialmente o seu uniforme na cor azul. Conta-se ainda que a escolha da cor foi baseada no manto de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. A inspiração veio do chefe da delegação, Paulo Machado de Carvalho.
“Está decidido: vamos jogar de azul, a cor do manto de Nossa Senhora Aparecida. Ela vai dar a força que precisamos para ganhar o título.” Com essa mensagem, Paulo motivou os jogadores da seleção, que naquele ano conquistaram o primeiro título mundial.
Leia também | Saiba quanto tempo leva para um jogador ser escalado para a Copa do Mundo
>> Acompanhe a Comunidade Shalom no YouTube
A origem da camisa azul da Seleção Brasileira
Continue lendo
Fé e devoção do técnico da seleção brasileira chama atenção nas redes sociais
Saiba como é a Igreja católica no Qatar
Descubra quem é o jogador convocado para a Copa em Qatar que foi crismado pelo Papa Francisco
O sofrimento nos da possibilidades