Neste ano, o hino de louvor da Virgem Maria – Magnificat– ganhou uma nova melodia, feita por Gustavo Osterno, membro da Comunidade de Vida, vocalista da banda Missionário Shalom. O consagrado, que também atua no setor dos artistas, contou sobre a inspiração desta canção.
A melodia foi apresentada pela primeira vez no “Retiro Shalom 40 anos – Escuta”, em que Moysés Azevedo falou sobre a importância da Virgem Maria, a Toda Pequena, para a Comunidade Shalom.
Leia também| Virgem Maria, a Toda Pequena
No Retiro, Moysés explicou que durante a Escuta do Conselho Geral, em junho desse ano, Deus pedia que a Comunidade que tivesse um novo olhar sobre a Virgem Maria e meditasse mais sobre suas características. No decorrer do tema “Maria, a Igreja e a Comunidade”, o fundador falou que em cada momento da vida de Maria se aprende algo.
A partir deste apelo, houve a inspiração de criar uma melodia nova para Magnificat que refletisse júbilo e gratidão. Após isso, foi pedido a Gustavo Osterno algumas sugestões de melodia, dentre as quais, uma de autoria própria e já existente foi escolhida. Confira abaixo a história:
Inspiração da melodia
O compositor conta que em agosto do ano passado descobriu que a mãe estava com câncer, e então uma forma de viver esse momento foi fazer novenas,Quaresma de São Miguel, meditar o Rosário e rezar a consagração à Nossa Senhora. “Desde lá, fui percebendo que Maria tinha um papel fundamental, um cuidado na minha vida e na vida da minha mãe. Maria me sustentava e me revelava a sabedoria de cada tempo de prova”, conta o missionário.
Com o passar do tempo, o consagrado foi percebendo que havia nele um grande desejo de entoar um cântico novo do Magnificat, mas com os apostolados voltando à rotina com mais intensidade, ele não conseguia compor. Todavia, relata Gustavo:
“Um dia, uma irmã fez a próprio punho o Magnificat e no meio da oração me deu de presente. Aquele papel rabiscado com o cântico nunca poderia sair dos meus lábios. Peguei meu violão, não sei muito tocar, fui pra casa e comecei a entoar o Magnificat. Gravei aquele Magnificat e ficava escutando todas as vezes que minha mãe tinha algum exame, escutava a mim mesmo cantando com aquele refrão e ficava dançando trancado no quarto, em lágrimas, chorando pelas dores da minha mãe, mas ao mesmo tempo tendo forças, porque o Poderoso sempre faz maravilhas em nós.”
O cantor e compositor conta que a experiência da melodia “é como se Maria me abraçasse, me colocasse de pé e dissesse ‘alegrai-vos e exultai, povos todos celebrai, porque a obra de Deus vai resplandecer, a glória de Deus vai resplandecer”, conta.
Alegria em receber o Papa com o Magnificat
Para o consagrado, é uma grande alegria saber que este cântico, que já era uma profecia para a sua vida pessoal, fará parte também das profecias da Comunidade. “Após todo este tempo, e já com o final do tratamento da minha mãe, eu sempre cantava o Magnificat às escondidas e em lágrimas, e agora o cântico será o Cântico da Comunidade para o Papa, para a Igreja, uma renovação da nossa alegria e do nosso entusiasmo. Isso para mim é um grande sinal de que a Comunidade e a vida de cada membro é uma coisa só. A minha consagração e a vida da Comunidade é uma coisa só“, relata com entusiasmo.
“Eu vou pular de alegria, pois sei que esse momento vai acontecer como a profecia que Nossa Senhora me deu. Ela erguerá novamente o povo para resplandecer a glória de Deus e resplandecendo a glória de Deus, nós seremos enviados ao mundo para cantar que o poderoso fez em nós maravilhas e que santo é o Seu nome e Seu amor vai perdurar de geração em geração. Não vejo a hora desse dia chegar“, finaliza.
Acompanhe os próximos lançamentos pela @LivrariaShalom
Ouça agora:
Confira a letra do Magnificat
A minha alma engrandece o Senhor
Se alegrou o meu Espírito, em Deus meu Salvador
Pois ele viu a pequenez de sua serva
Desde agora as gerações hão de chamar-me bendita
O poderoso fez em mim maravilhas
E santo é o seu nome
Seu amor de geração em geração
Chega a todos que o respeitam
Demonstrou o poder de seu braço
Dispersou os orgulhosos
Derrubou os poderosos dos tronos
E os humildes exaltou
De bens saciou os famintos
E despediu sem nada os ricos
Acolheu a Israel seu servidor
Fiel ao amor
Alegrai e exultai
Povos todos celebrai, cantai a glória de Deus(2x)
Que em nós resplandeceu
Como havia prometido aos nossos pais
Em favor de Abraão e de seus filhos
Para sempre, pra sempre
______________________________________________
Tradução em espanhol
Mi alma / engrandece al Señor
Se alegra mi Espíritu, en Dios mi Salvador
Pues Él vió/ la pequeñez de su sierva
Todas las generaciones han de llamarme bendita
El poderoso hizo en mi maravillas
Y Santo es Su nombre
Su amor de generación en generación
Llega a los que lo respetan
Demostró el poder de Su brazo
Dispersó los orgullosos
Derribó los poderosos de sus tronos
Y a los humildes exaltó
De bienes sació a los hambrientos
Y despidió sin nada a los ricos
Acogió a Israel/ su servidor
fiel a su amor
Alegraos y exultad
Pueblos todos celebrad, cantad / la gloria de Dios (2x)
Que en nosotros resplandece
Cómo había prometido a nuestros padres
En favor de Abrahám y de sus hijos
Para siempre, para siempre
Serviço
Convenção Shalom 40 anos
Data: de 23 a 28 de setembro
Local: Roma
Tema: Shalom: Amigos de Deus, Amigos dos jovens e Amigos dos pobres
Mais informações: http://comshalom.org/40anos