Estamos na semana que antecede ao Natal. Tradicionalmente, ela é conhecida como Semana de Preparação, um período de expectação pela vinda do Senhor. Por isso, nesses dias, a Igreja tem o costume de rezar na oração das Vésperas da Liturgia das Horas as Antífonas do Ó.
>> Clique aqui para seguir o canal da “Comunidade Católica Shalom” no Whatsapp
Esses pequenos refrãos cantados na oração da Tarde, no canto do Magnificat, são entoados dos dias 17 a 23 de dezembro. A recitação deles une a Igreja aos sentimentos de Maria pela alegria da vinda do Menino Jesus.
“Elas (as Antífonas do Ó) constituem ainda, um resumo da teologia do Advento, e expressam o desejo de salvação da humanidade e a expectativa pela vinda de Jesus Cristo, invocado com títulos messiânicos do Antigo Testamento”, explica o cardeal Dom Orani Tempesta.
Compostas entre os séculos VII e VIII, as antífonas são “um compêndio de cristologia da antiga Igreja, um resumo expressivo do desejo de salvação, tanto de Israel no Antigo Testamento que esperava ansiosamente a vinda do Messias, como da Igreja no Novo Testamento”.
Confira as Antífonas
17 de dezembro:
“Ó Sabedoria: que saístes da boca do Altíssimo, / e atingis até os confins de todo o universo / e com força e suavidade governais o mundo inteiro: / oh vinde ensinar-nos o caminho da prudência!”
18 de dezembro:
“Ó Adonai: guia da casa de Israel, / que aparecestes a Moisés na sarça ardente / e lhe destes vossa lei sobre o Sinai: / vinde salvar-nos com o braço poderoso!”
19 de dezembro:
“Ó raiz de Jessé”: ó estandarte, / levantado em sinal para as nações! / Ante vós se calarão os reis da terra, / e as nações implorarão misericórdia: / Vinde salvar-nos! Libertai-nos sem demora!”
20 de dezembro:
“Ó chave de Davi”: Cetro da casa de Israel, / que abris e ninguém fecha, que fechais e ninguém abre: / vinde logo e libertai o homem prisioneiro, / que nas trevas e na sombra da morte, está sentado!”
21 de dezembro:
“Ó sol Nascente”: justiceiro, resplendor da Luz eterna: / Oh, vinde e iluminai os que jazem entre as trevas / e na sombra do pecado e da morte, estão sentados!”
22 de dezembro:
“Ó Rei das Nações”: Desejado dos povos; / ó Pedra angular, que os opostos unis: / Ó, vinde e salvai esse homem tão frágil, / que um dia criastes do barro da terra!”
23 de dezembro:
“Ó Emanuel”: Deus conosco, nosso Rei Legislador, / Esperança das nações e dos povos Salvador; / Vinde, enfim, para salvar-nos, ó Senhor e nosso Deus!”
Seja um peregrino da esperança!
Participe conosco do Retiro de Advento 2024! A cada dia, seremos conduzidos pela oração e estudo bíblico diários com o Padre Adler Trindade e homilias diárias com o Padre João Chagas. Além disso, você terá acesso a conteúdos exclusivos. Tudo isso de forma prática e acessível, direto no seu WhatsApp!