Igreja

Conheça celebrações dedicadas à Nossa Senhora que acontecem no Advento

Neste tempo, há celebrações votivas à Virgem Maria e é sobre elas que nós vamos falar a seguir.

comshalom

O Tempo do Advento é especial. Ele marca o início de um novo ano litúrgico na Igreja Católica e também o período de preparação dos cristãos para o Natal do Senhor. Contudo, também no Advento, há celebrações de Nossa Senhora e é sobre elas que nós vamos falar a seguir.

Nossa Senhora Imaculada Conceição

Pouco depois do primeiro domingo do Advento, a Igreja celebra o dia de Nossa Senhora Imaculada Conceição. Essa Solenidade diz respeito ao dogma relacionado à origem da Virgem Maria concebida sem mancha, e assim, sem a marca do pecado original. A celebração acontece no dia 8 de dezembro e foi instituída em 1477 pelo Papa Sisto IV. Entretanto, vale destacar que é uma devoção muito importante para os católicos, por se referir a um dogma mariano.

>> Acompanhe a Comunidade Shalom no YouTube

Nossa Senhora Desatadora dos Nós

Também no dia 8 de dezembro, a Igreja celebra o dia de Nossa Senhora Desatadora dos Nós. Esse título surgiu por volta de 1700 com uma belíssima pintura do artista Johann Schmidtner. Nela, Maria aparece desfazendo nós de uma corda. Essa devoção tem grande expressividade no mundo inteiro.

Entre os devotos, está o Santo Padre, Papa Francisco que chegou a levar cartões-postais da imagem para a Argentina, sua terra natal. Portanto, podemos dizer também que é uma devoção que precisamos conhecer melhor também. Atualmente, o quadro pintado por Johann está na Capela de São Pedro, em Augsburgo na Alemanha.

Nossa Senhora de Guadalupe

Em 12 de dezembro, a Igreja celebra o dia de Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira do México. A devoção à Virgem de Guadalupe é também uma das maiores do mundo. Segundo a tradição, a Mãe de Deus apareceu no México em quatro ocasiões para o índio São Juan Diego Cuauhtlatoatzin no monte Tepeyac. Foi desta forma que Nossa Senhora orientou Diego a falar com Dom Juan de Zumárraga, bispo do México.

Nossa Senhora do Ó

Por fim, já no dia 18 de dezembro, acontece a celebração de Nossa Senhora do Ó, também conhecida como Nossa Senhora da Expectação. A origem dessa celebração está relacionada com a cidade de Toledo, na Espanha. Contudo, em Portugal, terra da próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ), há uma forte devoção a esse título mariano. 

Ainda segundo a tradição, o dia de Nossa Senhora do Ó passou a ser celebrado nessa data porque uma das orações do dia tem como título Expectação do Parto da Beatíssima Virgem Maria.  E mais: uma das características dessa oração é o início com o suspiro “Oh”. Portanto, o nome: Nosso Senhora do Ó.

Celebrações à Nossa Senhora

As celebrações dedicadas à Nossa Senhora estão espalhada também ao longo do ano inteiro. Contudo, no Tempo do Advento, elas ganham um olhar especial, pois nos ajudam a contemplar ainda mais a docilidade e a coragem de Maria em aderir os planos de Deus para a sua vida e para toda a humanidade. 

Onde está o Rei? Viemos adorá-lo

E visando essa grande oportunidade que o Senhor nos concede, a Comunidade Shalom preparou um grande retiro de aprofundamento e oração para o tempo do Advento, chamado “Onde está o Rei? Viemos adorá-lo”. Com esse itinerário, poderemos mergulhar mais profundamente nos mistérios da vida de Jesus e em Seu Evangelho, a fim de descobrir uma nova via de conversão e mudança de vida para cada um de nós. 

[Saiba mais na página especial de Advento]


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.