Formação

Conheça o milagre de Natal de Santa Teresinha do Menino Jesus

Naquela noite, a pequena de Lisieux tornou-se uma grande mulher.

comshalom

É comum na Noite de Natal esperarmos presentes, na família de Teresa de Lisieux não era diferente:

“Tanta alegria nos proporcionara na infância o antigo costume, que Celina queria continuar a ter-me como caçula, por ser o bebê da família… Papai gostava de ver minha satisfação, de ouvir meus gritos de alegria, quando eu retirava cada surpresa de dentro dos “sapatos encantados”, e o contentamento do meu Rei aumentava minha felicidade”.

Como lemos acima, Teresinha estava acostumada a ganhar meros presentes materiais acompanhados dos carinhos das irmãs e do pai, no entanto, Deus, “que é o Deus das surpresas”, como disse o Papa Francisco em recente homilia – “Natal é tempo de contemplar o inédito de Deus” – quis dar um presente diferente à nossa querida Teresa, acompanhemos a continuidade dessa história:

“Jesus, porém, querendo mostrar-me que devia livrar-me de alguns defeitos da infância, subtraiu-me também as inocentes alegrias desta idade. Permitiu que Papai, extenuado da Missa da meia-noite, se enfadasse dos meus sapatos na lareira, e profetizasse estas palavras que me atravessaram o coração: “Afinal, que sorte ser este o último ano!”

Quem ao ouvir palavras duras nas festas de família ou confraternizações de final de ano, já não sentiu o desejo de fechar-se em si e subir as escadas do orgulho? Quantas famílias já não celebram mais o Natal porque houveram palavras desagradáveis ditas que não foram perdoadas?!

Vejamos a atitude de Teresinha

“Nessa noite luminosa que projeta, num clarão, as delícias da Santíssima Trindade, Jesus, a doce criancinha nascida há uma hora, mudou a noite de minha alma em torrentes de luz… Nessa noite, quando se fez fraco e sofredor por meu amor, tornou-me forte e corajosa, revestiu-me de sua armadura… Depois de sufocar minhas lágrimas, desci rapidamente a escadaria. A comprimir as batidas do coração, peguei meus sapatos, coloque-os diante do Papai, e fui tirando alegre todos os objetos, com ar feliz de uma rainha”.

De menina mimada passa a ser senhora de si, a graça da Noite de Natal a transforma, mesmo tão jovem, numa mulher cheia de maturidade humana e espiritual. Por graça divina e adesão do coração, essa menina que tornou-se conhecida no mundo inteiro, compreendeu na noite de Natal o mistério que nela se celebra: “É próprio do amor abaixar-se!”

Descer as escadas não foi mero movimento, foi ordem de Deus obedecida por um coração pobre que entendeu que a santidade é escada de descida e esta será a via que Teresinha seguirá fielmente na sua caminhada com Deus.  Ah, é necessário falar sobre o presente inédito que ela ganhou do próprio Deus na noite Santa de Natal:

“A partir desta noite de luz, começou o terceiro período de minha vida, o mais belo de todos, o mais repleto de graças do Céu… A tarefa que em dez anos não me foi possível desempenhar, Jesus a executou num ápice, contentando-se com minha boa vontade, que nunca me faltou. Como seus apóstolos, poderia dizer-lhe: Senhor, pesquei toda a noite,e nada apanhei. Para comigo, mais misericordioso ainda, do que para com seus discípulos, o próprio Jesus tomou a rede, lançou-a, e recolheu-a cheia de peixes… Fez me pescadora de almas. Senti grande desejo de trabalhar pela conversão dos pecadores, desejo que nunca sentira de maneira tão pronunciada… Senti, numa palavra, a caridade penetrar-me no coração, a necessidade de esquecer-me a mim mesma, para dar prazer, e, desde então, fui feliz!” (História de uma alma, página 113).

Oh admirável presente!

Tenhamos a coragem de pedir uma Noite de Natal onde o amor encarnado de Deus nos vença, vença nosso amor próprio, que nos impede de ver o outro com olhos de amor, que nos impede de viver a descida necessária para que a caridade aconteça em nossos relacionamentos. De pessoa presa a si mesma à águia a voar alto no amor a Deus e aos outros, que o bom Deus nos conceda semelhante graça para provarmos da felicidade da maturidade e da liberdade interior.

Existem graças que Deus só nos concede no Natal! Que tal ousar pedir uma experiência como essa?

Rogai por nós, querida Teresinha!

Um feliz e Santo Natal!

Viviane
Comunidade de Aliança Shalom


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  1. Meu Deus peço pela quebra de cadeias de maldição de confusão de perturbação de injúrias de mentiras de ciladas de armadilhas de invejas de calunias de difamação de maldades dessas pessoas e também lugares: Efrata Efrata Efrata Jesus Cristo de NazaréAnaZeliaefameacomp Maria do Carmo Eiana Renata morador 301 Rafael Marcioeamigo FernandaefameJose OrlandoecolegaseJose Elizângelaefam Eliasefam EdileiaBrunoeLeonardo Aparecidaefam Antoniaefam Iaraesuamae Regina(apto:903), MariaRitaNovaesPinto Lindaura Neide Fátima Maria José Carlos Maria Teresa Fernando Ricardo Alexandre Paulo Eduardo josemarioagnaldosebastiaorafaronofreantoniojuliociganatravestisbaianaRosangela Efrata Efrata Efrata Jesus Cristo de Nazaré Amém assim seja graças glórias a Deus e a Jesus(imobiliariazeloteoesportekioaopadariafuncionarioedonoescoladealunosdrogaraiafuncionariorestauranted’pedro2eponto1postodegasolinaIpirangacarroceiropostodegasolinaefuncionarioedonoDiaaspracascrechevizinhosaoredorescabeleireirasLuiza”suzi”CleideNubiaLurdeschaveiroValdirbarvidadurafreguesiaedonosSebastiaoe”Joares”escoladeinglesestacionamentoclinicademedicoseadvocacia Errata Efrata Efrata Jesus Cristo de Nazaré Amém”clementinaJesusCristo de Nazaré Amémlivrai-me