Mundo

Conheça o padre brasileiro que é considerado o inventor do rádio

A primeira transmissão de rádio aconteceu em 16 de julho de 1899 e teve como protagonista o sacerdote Roberto Landell de Moura (1861-1928).

comshalom

Você costuma ouvir rádio? Bom, independente da resposta, podemos afirmar que o rádio foi e continua sendo companhia para muitos brasileiros. Agora, você sabia que essa invenção partiu de uma padre brasileiro? É isso mesmo. A primeira transmissão de rádio aconteceu em 16 de julho de 1899 e teve como protagonista o sacerdote Roberto Landell de Moura (1861-1928). Foi ele quem fez uma demonstração inédita da função do rádio.* A seguir, você confere mais informações sobre o padre brasileiro considerado inventor do rádio.

>> Acompanhe a Comunidade Shalom no YouTube

Essa revelação foi feita pelo escritor Hamilton Almeida, biógrafo do inventor do rádio, graças a uma obstinada pesquisa em jornais da época. O escritor dedica-se a desvendar há 45 anos a vida do padre brasileiro que ainda pouca gente conhece. Todos os detalhes sobre esse evento histórico, de caráter mundial, ainda muito pouco reconhecido e que tem mais elementos de brasilidade do que poderia se supor, estarão nas páginas do livro sobre o ousado padre, e que deve chegar às livrarias ainda neste mês de junho.

O nome do livro é “Padre Landell: o brasileiro que inventou o wireless (editora Insular)”. Essa é a quinta obra de Almeida sobre o inventor religioso e brasileiro. Vale ressaltar que o evento pesquisado pelo biógrafo ocorreu 23 anos antes da primeira transmissão oficial de rádio no Brasil, em 7 de Setembro de 1922. Ou seja, neste ano, essa primeira transmissão completa 100 anos, por isso conhecer de onde vieram as primeiras ondas que se espalharam no ar ajuda a entender, neste século 21, a dimensão do feito pioneiro dessa tecnologia.

Leia também | Real Madrid oferece taça da Liga dos Campeões a Nossa Senhora

O primeiro livro publicado por Hamilton saiu nos anos 1980 em Porto Alegre, terra do padre Landell. Em 2004, o autor publicou obra na Alemanha sobre o assunto. Já na obra mais recente, o autor resolveu desvendar detalhes sobre o dia da transmissão de rádio e também sobre a busca do padre por patentear as descobertas.

“Quando ele colocou a voz em em uma onda de rádio, ele abriu a porta para as comunicações sem fio. E isso é legado para os nossos dias, como o telefone celular. Ele fez descobertas que acabaram gerando uma série de outras descobertas desde então”, comenta Almeida.

Padre Landell, segundo explica o biógrafo, patenteou o rádio no Brasil e nos Estados Unidos. “Eu consegui aprofundar uma série de aspectos nessa nova pesquisa. Tem uma informação também que eu considero muito importante é que a invenção dele nos Estados Unidos foi reconhecida por outros inventores. Consegui encontrar provas disso (e estão no livro)”.

*com informações da Agência Brasil


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.