Daniel Ramos é consagrado da Comunidade de Vida Shalom, casado com Luciane e atualmente mora em Aquiraz, na Diaconia Geral. O missionário é escritor e, há alguns anos, foi enviado à França. Conheceu e aprofundou muito sobre a vida da santa francesa, Teresinha do Menino Jesus.
O consagrado, além de ser apaixonado pela Vocação Shalom, também faz parte do Instituto Parresia, sendo um dos professores. Esteve em Aracaju na qual partilhou sobre ‘Viver como Consagrados”, em uma assembleia comunitária em 2018.
Breve biografia
Daniel Ramos e Luciane mudaram-se para Toulon em 2003, e ele estudou filosofia no seminário diocesano de La Castille, em Provença-Alpes-Costa Azul, na França. Formou-se em Teologia e Ciências Religiosas na Domuni Universitas, O.P. realizou um mestrado em Teologia dogmática na mesma universidade. Possui o diploma de Aprofundamento em Língua Francesa pela Universidade de Aix-en-Provence.
O consagrado professou as promessas definitivas no Carisma Shalom em 2012, e foi acompanhador das missões Shalom em países de língua francesa, estudou Teologia e Ciências Religiosas na Domuni Universitas e é autor de outros títulos publicados pela Livraria Shalom “No sim de cada dia”, em coautoria com sua esposa, “João Batista: profeta do amor esponsal”.
Também organizou vários estudos bíblicos, como “Eterna é a sua Misericórdia”, “A conversão dos convertidos”, “Jesus Cristo – da Série Philippo” e, em colaboração, “Cinco pães e dois peixinhos volume I”, além de outros em francês, orientados para a Quaresma e o Advento.
Apaixonado pelos ensinos teresianos
Daniel Ramos, aprofundou a dimensão da cristologia na vida desta Santa Teresinha, doutora da Igreja, que tem como chave de leitura da própria vida o Amor esponsal e materno.
Frisou, doutor em teologia e membro do Instituto Parresia, braço acadêmico da Comunidade: “Em “História de Uma Alma”, Teresinha começa a cantar o cântico que repetirá eternamente as misericórdias do Senhor. Ela não fala de si, mas de Deus na vida dela, de Deus que transforma alguém fraco em santo”.
E ainda explica que, “a cristologia em Santa Teresinha é uma experiência que nasceu com o mistério da própria vocação da santa. Deus a chamou não porque ela merecia, mas porque queria estar com ela. Da mesma forma acontece em nossa vida. “Deus é simples. As coisas complicadas acabam confundindo nossa cabeça. ‘Não complique porque eu não complico, quero estar contigo”, explica o consagrado.
Para o missionário, Santa Teresinha tinha “no coração o desejo de amar Jesus, mesmo se sentindo fraca, pobre. E nós temos todos nossas pobrezas, nossas fraquezas. Então, Santa Teresinha traz para nós uma mensagem de esperança, de que é possível amar a Deus, de ser santos, mesmo nos sentindo fracos”
Ou sena, a via dela é uma via de total confiança na graça de Deus, nos lança nos braços de Jesus. Ela mesma diz: o que agraa a Deus é minha pequena alma, que eu ame minha pequenez e pobreza e, sobretudo, a esperança cega em sua misericórdia.
Congresso Santa Teresinha em Aracaju
Ele também preparou um curso “Santa Teresinha e a ciência do amor”, disponível de forma online pelo Instituto Parresia, no qual você já pode ter acesso neste LINK
Mas você também pode conhecer esse missionário apaixonado pela vida de Santa Teresinha participando do Congresso de Santa Teresinha, promovido pela Comunidade Católica Shalom, que será realizado nos dias 14 de 15 de setembro no Centro de Evangelização Shalom, e ainda poderá ouvir a missionária, cantora e compositora, Laura Salvador, que é outra apaixonada por Santa teresinha e tem diversas canções inspiradas nesta santa admirada por muitos.
Serviço
Congresso Santa Teresinha
Quando: 14 e 15 de setembro
Local: Centro de Evangelização Shalom
Inscrições: [Link aqui]