Aladir Batista Machado Soares mora em Fortaleza – CE, tem três filhos e seis netos. Período de Advento é também tempo de evangelização para a consagrada que participa da Comunidade Católica Shalom há mais de vinte anos. Reunião familiar, orações comunitárias e explicação do significado de cada coisa são os meios utilizados.
“O Advento é um momento rico onde nos unimos como família”, conta Aladir. A consagrada explica que faz um almoço semanal com os filhos e netos. “Antes da refeição fazemos a leitura correspondente àquele domingo e uma breve reflexão sobre o tema proposto”, explica.
Aladir conta que tem um momento esperado pelas crianças. “É quando acendemos a vela da Coroa do Advento. É muito bom porque eles já vão aprendendo o que significa esse tempo na Igreja e a importância de nos prepararmos bem para a vinda do Menino Jesus, o nosso verdadeiro Natal”, pontua a avó.

Educar na fé os seis netos
A consagrada leva a sério a missão de educar na fé os seis netos. “Hoje eles estão entre onze e sete anos, e o desafio maior, sem dúvidas, é a transmissão da fé nesse mundo tecnológico e relativista. Acredito que entre as muitas conversas, histórias, o exemplo é o mais valioso legado. Nada como ver a avó rezando, acompanhando com eles os momentos litúrgicos e realizá-los na Igreja doméstica que é nossa casa”, testemunha.
Aladir recorda um episódio pitoresco deste período que culmina com o Natal do Senhor. “Lembro-me do Felipe, meu primeiro neto, em seus quatro anos, quando celebrando o Natal de Jesus levava seu presente e colocava no presépio na hora do ofertório. O celebrante olhava enternecido aquele inocente, talvez o único a saber o sentido daquela celebração”, rememora.
Em continuação ao advento, a família também se reúne na Festa do Natal. “Fazemos a celebração e o Presépio Vivo onde eles mesmos são os personagens. Eles gostam muito. É algo bem simples”, afirma Aladir.