Formação

Conselhos de Santo Afonso Maria de Ligório para uma boa morte

Trecho retirado do livro preparação para a morte de Santo Afonso Maria de Ligório. Estes conselhos servem para viver bem a vida também.

Considera os mandamentos divinos, recorda os cargos e ocupações que tivestes, as amizades que cultivaste, anota as tuas falta e faze – se ainda não o fizeste – uma confissão geral de toda a tua vida… Ó, quanto contribui a confissão geral para pôr em boa ordem a vida de um cristão.

Cuida que essa conta sirva para a eternidade, e trata de resolvê-la como se apresentasse no tribunal de Jesus Cristo. Afasta de teu coração todo afeto meu e todo rancor ou ódio. Satisfaze qualquer motivo de escrúpulo acerca dos bens alheios, da reputação lesada, de escândalos dados, e propõe firmemente fugir de todas as ocasiões em que possas perder a Deus. Pensa que aquilo que agora parece difícil, impossível parecerá no momento da morte.

O que mais importa é que resolvas pôr em execução os meios de conservar a graça de Deus. Esses meios são: participar da Missa diariamente; meditar nas verdades eternas; fazer, ao menos uma vez por semana, a confissão e receber a comunhão; visitar todos os dias o Santíssimo Sacramento e a Virgem Maria; assistir aos exercícios e congregações e irmandades a que pertenças, praticar a leitura espiritual; fazer todas as noites exame de consciência; escolher uma devoção especial à Virgem Maria; jejuar todas as sextas e, por fim, propor recomendar-se com frequência a Deus e à sua Mãe Santíssima, invocando-a a miúdo, sobretudo no tempo da tentação, os santíssimos nome de Jesus e Maria. Tais são os meios com que podemos alcançar uma boa morte e a salvação eterna.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *