Começa hoje a Convenção Shalom 35 anos. 3000 mil peregrinos se encontram em Roma para viverem momentos inesquecíveis e renovarem a sua oferta de vida em favor da Igreja e de toda a humanidade.
O primeiro evento acontecerá na Basílica de São João de Latrão, com uma missa celebrada pelo Monsenhor Rino Fisichella, Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização.
O Monsenhor esteve em janeiro na sede do Governo Geral da Comunidade Shalom, na Diaconia Geral, em Aquiraz, Ceará. Na ocasião, aconteceu uma Vigília Jovem com a presença de milhares de membros da Comunidade. Monsenhor Rino teve um momento de perguntas e respostas com os participantes e pode assistir ao espetáculo Encontro que conta a história da Comunidade.
Sobre a Basílica de São João de Latrão
Essa Basílica é chamada geralmente apenas de São João de Latrão ou Basílica de Latrão, é a catedral da Diocese de Roma e a sé episcopal oficial do bispo de Roma, o Papa. Ela é a sede da paróquia do Santíssimo Salvatore e Santi Giovanni Battista ed Evangelista in Laterano.
São João de Latrão também foi cenário da experiência de São Francisco de Assis, santo baluarte da Comunidade Shalom, e seus onze companheiros que receberam a aprovação do papa Inocêncio III para iniciar sua forma de vida. Antes, conta-nos as legendas, o papa “tinha visto em sonhos que a basílica de Latrão prestes a ruir, mas sendo sustentada por um religioso, homem pequeno e desprezível, que a sustentava com seu ombro para não cair. E disse: ‘Na verdade este é o homem que, por sua obra e por sua doutrina, haverá de sustentar a Igreja’.Foi por isso que aquele senhor atendeu tão facilmente ao seu pedido e, a partir daí, cheio de devoção de Deus, sempre teve especial predileção pelo servo de Cristo” (2Cel 17).
No lado esquerdo da Praça de São João de Latrão está a capela dos Papas do antigo patriarcado. Para alcançá-la sobe-se pela Escada Santa. Segundo a tradição cristã a Escada Santa, é a mesma escada que Jesus subiu para ir a casa de Pilatos para seu julgamento. Seus 28 degraus são de madeira e por uma questão de respeito, só podem ser subidos de joelhos. Foi trazida a Roma por Santa Helena, mãe do Imperador Constantino. As laterais da escada estão adornadas com dois conjuntos de esculturas de autoria de Iacometti. Do lado direito O Beijo de Judas e do lado esquerdo Pilatos que mostra Cristo ao Povo.
Como chegar
METRÔ A: a forma mais fácil de chegar é através do metrô “linha A” descendo na parada: San Giovanni ( +ou- 4 minutos à pé da estação)
Interessante para ver aos arredores:
- Basílica de San Clemente – 5 minutos a pé – ( A cátedra está na abside, e è coberta por mosaicos sobre o “Triunfo da Cruz”, um dos mais importantes mosaicos romanos do século XII)
Endereço: Via Labicana 95, 00184 Roma.
- Coliseu – 7 minutos a pé – ( É o maior anfiteatro já construído, relatos históricos narram que o Coliseu era o lugar onde gladiadores lutavam para divertir a população romana, alí muitos cristãos foram martirizados.)
Endereço: Piazza del Colosseo, 1, 00184 Roma
- Basílica de Santa Cruz de Jerusalém -10 minutos a pé – (onde se encontram relíquias da Cruz de Jesus e da placa com a inscrição “Jesus Nazareno, Rei dos Judeus” e o dedo de São Tomé)
Endereço: Piazza di S. Croce in Gerusalemme, 00185 Roma
Programação do Dia
16:00h – Chegada dos Peregrinos
17:15h – Palavra de acolhimento
17:30h – Santa Missa presidida pelo Mons. Rino Fisichella – Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização
19:00h – Palavra do Fundador da Comunidade Shalom: Moysés Azevedo
19:15h – Encerramento