Nosso fundador Moysés Azevedo fechou o Congresso de Jovens Shalom (CJS) com a pregação “Não temas, Maria” seguida de Adoração ao Santíssimo Sacramento. Iniciou lembrando que o Papa Francisco elegeu esse tempo como o tempo dos jovens, colocando-os no centro da Igreja, fazendo referência à XV Assembleia geral ordinária o Sínodo dos Bispos cujo tema será: “Os jovens, a fé o discernimento vocacional”.
“Você está bem dentro do coração da Igreja. Porque está bem dentro do coração de Jesus”, disse. Explicou que essa decisão do Papa é também um convite para que os jovens tenham coragem. “Não tenham medo de dar um sim generoso a Deus”.
Na primeira parte de sua pregação, ele citou uma frase de Dostoeivski para explicar melhor seu pensamento: “Somos assim. Sonhamos o voo, mas tememos as alturas. Para voar, é preciso amar o vazio. Porque o voo só acontece se houver o vazio. O vazio é o espaço da liberdade, a ausência de certezas. Os homens querem voar, mas temem o vazio. Não podem viver sem certezas. Por isso trocam o voo por gaiolas”.
“É preciso coragem para enfrentar o vazio”, disse Moysés para os três mil jovens presentes no CJS. “O que tememos? Não ter segurança. O vazio é esse espaço onde não há segurança. Por medo de nos lançarmos, vivemos em gaiolas. E para nos lançarmos no voo da Vontade de Deus, precisamos ter a coragem dos santos!”, disse.
Ainda nestes primeiros minutos da pregação, olhando diretamente para os jovens, foi enfático: “Vocês sabem como as águias ensinam os filhotes a voarem? Elas jogam os filhotes…no vazio, também. E é isso. Nosso Senhor, que nos ama, também quer nos ensinar a voar. Ele nos lança, mas não precisamos ter medo, porque continuaremos sob o seu olhar. Só precisamos de coragem para sair da gaiola. Então, coragem! Lança-te aos planos de Deus”, disse.