Igreja

Corpus Christi: fé, união e testemunho

comshalom
Foto: Gustavo Oliveira/ArqRio

 

Foto: Gustavo Oliveira/ArqRio
Foto: Gustavo Oliveira/ArqRio

Os membros da Comunidade e Obra Shalom participaram das celebrações de Corpus Christi, nesta quinta-feira, 19 de junho. Unidos aos fiéis católicos do Rio de Janeiro, em meio a forte chuva, participaram da tradicional procissão de Corpus Christi. A marcha de fé partiu da Igreja da Candelária, no Centro da cidade, percorrendo a avenida Rio Branco, até a Catedral Metropolitana onde ocorreu a Santa Missa celebrada pelo arcebispo do Rio, cardeal Orani João Tempesta.

Dom Orani agradeceu a participação de todos. “Quando abrimos a procissão na Candelária, parte já tinha participado das atividades nas paróquias mas atenderam o chamado da Arquidiocese em unidade. Enfrentamos chuva. Mas não temos mais medo da chuva, como observou o Papa Francisco durante a JMJ. Fizemos uma caminhada de penitência testemunhando a alegria. Vemos a ação de Deus no meio de nós. Continuemos unidos. Aprofundemos a fé. Anunciemos Jesus”.

Foto: Gustavo Oliveira/ArqRio
Foto: Gustavo Oliveira/ArqRio

 

“É Jesus que vai a frente na procissão. Ele que nos alimenta”. O arcebispo pediu orações pelas vocações, por mais paróquias, mais padres. “Deus chama as vocações na diversidade”.

Ele lembrou que daqui um mês estaremos celebrando um ano da JMJ, que marcou nossas vidas de várias formas: famílias de acolhida, testemunho da unidade. “Devemos dizer aos jovens que participaram da JMJ que sigam a Jesus. “Sejam revolucionários, pediu o Papa Francisco aqui, no encontro com os voluntário. Convidamos para caminhar juntos com Cristo”.

 

Na homilia da missa na Catedral, dom Orani destacou três pontos a partir das leituras do dia, a primeira (Dt 8, 2-3.14-16) e o Evangelho do dia (Jo 6, 51-58): fé, união e testemunho.


“O povo de Deus passou 40 anos no deserto. Só Deus é Deus. O povo é provado. Assim conhecemos as verdadeiras intenções das pessoas. Ele jamais deixa de estar presente. Somos chamados a ver que a Igreja é provada. As intenções profundas que brotam de nossos corações. Deus está nos alimentando nos desertos e crises da vida. Vemos a bondade de Deus, que nos alimenta, faz-nos unidos e testemunhas”.

Testemunho
“O Evangelho fala de Jesus, o Pão da vida. Quem come tem a vida eterna. Eu vivo pelo Pai. Quem se alimenta viverá por mim. Nos alimentamos pela Eucaristia. Acolhemos e somos transformados por Ele, viveremos por Ele. Na sociedade hoje, somos chamados a nos configurar com Cristo e em Cristo. Ser no mundo pessoas consagradas. Não ter medo de testemunhar que a nossa vida é ser em Cristo. Muitas vezes somos omissos. Há violência e intolerância, mas somos chamados a testemunhar as razões da nossa fé em casa, no trabalho,nas redes sociais”.

União
O Pão é o corpo. Um só pão. Somos chamados a viver em comunhão, em unidade. Somos um só corpo. União é pra ser testemunhada.

 

 

 

 

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *