Formação

Corpus Christi, Festa Eucarística

comshalom

1.   A Eucaristia nos enche de enlevo. É o sacramento mais suave para adevoção, o mais belo para a inteligência, o mais santo pelo queencerra. É maior dos milagres, mistério inefável da fé, tesouro que aIgreja recebe de seu Esposo como penhor de amor imenso. É força paradominar as paixões e prevenir faltas graves; alimenta as virtudes,consola os aflitos, fortifica os fracos, educa os costumes, ensina ahumildade e simplicidade. É vida da alma, saúde do espírito, vigor davida, força da concórdia, “coração e centro da liturgia”. (Paulo VI)

2.   Cada um de nós na Eucaristia é amado ao extremo, com um amor-entrega,amor ao exagero, amor sem medidas, amor imolado, que nos faz sensíveisaos sofrimentos, misérias e injustiças, nos faz misericordiosos.

3.   Jesus eucarístico é o maior bem da Igreja, a melhor catequese, asaciedade das fomes do mundo inteiro. Ele que nos assimila. Somos umasó coisa com Ele, um só espírito (ICor 6,17). A todos os que comungamJesus diz: sois ossos de meus ossos, carne de minha carne (Gn 2,23).Assim a carne do irmão não é nossa, é do Senhor. O outro é seutabernáculo. Jesus poderia transformar pedras em pão, preferiutransformar o pão em seu corpo e Pedro em rocha. A Eucaristia prenunciamuitas transformações: a morte em ressurreição; o pão e o vinho nocorpo e sangue do Senhor; a criação em novo céu e nova terra e enfimnossa transformação pessoal.

4.   Na Eucaristia encontramos Jesus vivo, amigo, confidente, pois os amigosse freqüentam, dedicam tempo um ao outro. O sacrário é um pólo deatração e de irradiação pastoral. O Senhor ali está em ação, pois aEucaristia é um sacramento dinâmico. É um mistério de presença ondeJesus nos espera e nos procura. Ele está presente mas nós muitas vezesestamos distantes. “Se quereis receber poucas graças fazer poucasvisitas a Jesus sacramentado, se ao contrário, quereis muitas graçasmuitas graças fazei muitas visitas” (Dom Bosco).

5.   Sem Eucaristia sofremos fome e solidão. Quanto mais eucarísticos,melhores seremos, mais humanos e mais cristificados. Nada mais suave,nem mais eficaz que a Eucaristia para nos conduzir à santidade (JoãoPaulo II). Aquele que céu não pode conter, é nosso inquilino, nossovizinho, nosso prisioneiro no sacrário, e a mais bela catedral é ocoração humano. A procissão de Corpus Christi recorda o êxodo, a saídapara a terra prometida, a marcha da liberdade, a peregrinação emdireção ao próximo, a caminhada para a missão, a viagem definitiva paraa Casa do Pai. A Igreja é o “caminho” (Atos 9,2). O Sacramento do altarnos faz Igreja pé na estrada, Igreja que vai ao povo. Jesus é ocompanheiro de nossas estradas.

6.   A Eucaristia é tesouro espiritual da Igreja, plena manifestação doamor, vida da Igreja, mistério de luz, fonte inesgotável de santidade,mistério de misericórdia e do amor sem limites, remédio deimortalidade, um pedaço do céu na terra, um raio de glória. Nela se dáa transformação do mundo, porque é o sacramento supremo da paz e daunidade, é um tesouro demasiado grande e precioso. Isso gera um grandeenlevo. Sua celebração não permite reduções nem instrumentalizações. Éestimulo na peregrinação e na dedicação diária ao trabalho, à família,aos irmãos. Sendo a celebração do lava pés, não pode ser celebrada numcontexto de discórdia e de indiferença pelos pobres. Tal celebraçãoseria indigna. A adoração e visita ao Santíssimo Sacramento deve serestimulada. É bom demorar-se com o Senhor, dedicar tempo ao Amigo,inclinar-se sobre seu peito, deixar-se tocar pelo amor infinito do seucoração. Adoração é atitude de amor. É a primeira das devoções, a maisagradável a Deus e a mais útil para nós. (João Paulo II)


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *