1. A Eucaristia nos enche de enlevo. É o sacramento mais suave para adevoção, o mais belo para a inteligência, o mais santo pelo queencerra. É maior dos milagres, mistério inefável da fé, tesouro que aIgreja recebe de seu Esposo como penhor de amor imenso. É força paradominar as paixões e prevenir faltas graves; alimenta as virtudes,consola os aflitos, fortifica os fracos, educa os costumes, ensina ahumildade e simplicidade. É vida da alma, saúde do espírito, vigor davida, força da concórdia, “coração e centro da liturgia”. (Paulo VI)
2. Cada um de nós na Eucaristia é amado ao extremo, com um amor-entrega,amor ao exagero, amor sem medidas, amor imolado, que nos faz sensíveisaos sofrimentos, misérias e injustiças, nos faz misericordiosos.
3. Jesus eucarístico é o maior bem da Igreja, a melhor catequese, asaciedade das fomes do mundo inteiro. Ele que nos assimila. Somos umasó coisa com Ele, um só espírito (ICor 6,17). A todos os que comungamJesus diz: sois ossos de meus ossos, carne de minha carne (Gn 2,23).Assim a carne do irmão não é nossa, é do Senhor. O outro é seutabernáculo. Jesus poderia transformar pedras em pão, preferiutransformar o pão em seu corpo e Pedro em rocha. A Eucaristia prenunciamuitas transformações: a morte em ressurreição; o pão e o vinho nocorpo e sangue do Senhor; a criação em novo céu e nova terra e enfimnossa transformação pessoal.
4. Na Eucaristia encontramos Jesus vivo, amigo, confidente, pois os amigosse freqüentam, dedicam tempo um ao outro. O sacrário é um pólo deatração e de irradiação pastoral. O Senhor ali está em ação, pois aEucaristia é um sacramento dinâmico. É um mistério de presença ondeJesus nos espera e nos procura. Ele está presente mas nós muitas vezesestamos distantes. “Se quereis receber poucas graças fazer poucasvisitas a Jesus sacramentado, se ao contrário, quereis muitas graçasmuitas graças fazei muitas visitas” (Dom Bosco).
5. Sem Eucaristia sofremos fome e solidão. Quanto mais eucarísticos,melhores seremos, mais humanos e mais cristificados. Nada mais suave,nem mais eficaz que a Eucaristia para nos conduzir à santidade (JoãoPaulo II). Aquele que céu não pode conter, é nosso inquilino, nossovizinho, nosso prisioneiro no sacrário, e a mais bela catedral é ocoração humano. A procissão de Corpus Christi recorda o êxodo, a saídapara a terra prometida, a marcha da liberdade, a peregrinação emdireção ao próximo, a caminhada para a missão, a viagem definitiva paraa Casa do Pai. A Igreja é o “caminho” (Atos 9,2). O Sacramento do altarnos faz Igreja pé na estrada, Igreja que vai ao povo. Jesus é ocompanheiro de nossas estradas.
6. A Eucaristia é tesouro espiritual da Igreja, plena manifestação doamor, vida da Igreja, mistério de luz, fonte inesgotável de santidade,mistério de misericórdia e do amor sem limites, remédio deimortalidade, um pedaço do céu na terra, um raio de glória. Nela se dáa transformação do mundo, porque é o sacramento supremo da paz e daunidade, é um tesouro demasiado grande e precioso. Isso gera um grandeenlevo. Sua celebração não permite reduções nem instrumentalizações. Éestimulo na peregrinação e na dedicação diária ao trabalho, à família,aos irmãos. Sendo a celebração do lava pés, não pode ser celebrada numcontexto de discórdia e de indiferença pelos pobres. Tal celebraçãoseria indigna. A adoração e visita ao Santíssimo Sacramento deve serestimulada. É bom demorar-se com o Senhor, dedicar tempo ao Amigo,inclinar-se sobre seu peito, deixar-se tocar pelo amor infinito do seucoração. Adoração é atitude de amor. É a primeira das devoções, a maisagradável a Deus e a mais útil para nós. (João Paulo II)