Formação

Creio no Espírito Santo, grande promessa de Deus

Entenda o que a Igreja ensina sobre a Pessoa do Espírito Santo.

comshalom
Foto: Arquivo Comshalom

Nas matérias anteriores sobre o Catecismo da Igreja, seguindo como roteiro a oração do “Credo”, refletimos sobre as duas grandes declarações que são fortemente professadas pela fé da Igreja: “Fé num Deus que é Pai e Filho”. Continuando ainda nossa apresentação, mergulharemos agora numa terceira importante declaração efetuada pela Igreja, em sua profissão de fé: “Creio no Espírito Santo”. 

Leia com atenção: “Ninguém pode dizer ‘Jesus é o Senhor’ a não ser pela ação do Espírito Santo’ (1Cor 12,3). ‘Deus enviou aos nossos corações o Espírito do seu Filho, que clama: ‘Abbá! Pai!’ (Gl 4,6). Este conhecimento da fé só é possível no Espírito Santo. Para estar em contato com Cristo, é preciso primeiro ter sido tocado pelo Espírito Santo. É Ele que nos precede e suscita em nós a fé. Em virtude do nosso Batismo, primeiro sacramento da fé, a Vida, que tem a sua fonte no Pai e nos é oferecida no Filho, é-nos comunicada, íntima e pessoalmente, pelo Espírito Santo na Igreja” (CIC 683). 

Deus em ação

Como podemos ver, em Deus não existe diferença entre o que Ele “é” e o que Ele “faz”. O Espírito Santo, então, é Deus em ação, Deus em movimento, agindo, purificando, santificando, formando e orientando os fiéis. Ninguém “conhece” mais a Deus, do que o próprio Deus. Sendo assim, Ele é o melhor intérprete de Seus planos e projetos: 

‘Ninguém conhece o que há em Deus, senão o Espírito de Deus’ (1Cor 2,11). Ora, o seu Espírito, que O revela, faz-nos conhecer Cristo, seu Verbo, sua Palavra viva; mas não Se diz a Si próprio. Aquele que ‘falou pelos profetas’ faz-nos ouvir a Palavra do Pai. Mas a Ele, nós não O ouvimos. Não O conhecemos senão no movimento em que Ele nos revela o Verbo e nos dispõe a acolhê-Lo na fé. O Espírito de verdade, que nos ‘revela’ Cristo, ‘não fala de Si próprio’. Tal escondimento, propriamente divino, explica porque é que ‘o mundo não O pode receber, porque não O vê nem O conhece’, enquanto aqueles que crêem em Cristo O conhecem, porque habita com eles e está neles (Jo 14,17)” (CIC 687). 

Missão da Trindade

Alguém poderia  se perguntar: “Há algo que o Espírito Santo precisa ainda realizar que não tenha sido efetuado pelo Pai em virtude do sacrifício redentor de Cristo?” O Salvador veio ao mundo para anunciar que o Reino de Deus está próximo. O Espírito Santo é o enviado do Pai que fortalece os corações na confiança do cumprimento dessa bendita promessa. A salvação, então, é uma missão conjunta da Trindade Santa:  

Aquele que o Pai enviou aos nossos corações, o Espírito do seu Filho, é realmente Deus. Consubstancial ao Pai e ao Filho, é d’Eles inseparável, tanto na vida íntima da Trindade como no seu dom de amor pelo mundo. Mas ao adorar a Santíssima Trindade, vivificante, consubstancial e indivisível, a fé da Igreja professa também a distinção das Pessoas. Quando o Pai envia o seu Verbo, envia sempre o seu Espírito: missão conjunta na qual o Filho e o Espírito Santo são distintos, mas inseparáveis. Sem dúvida, é Cristo quem aparece, Ele que é a imagem visível de Deus invisível; mas é o Espírito Santo quem O revela” (CIC 689). 

Tamanha e tão perfeita é a comunhão da Santíssima Trindade, que nenhum discurso conseguiria esmiuçá-la. Uma vida de fé é uma vida de mergulho constante nesse mistério de amor, prelúdio de algo muito mais elevado no Céu.

Leia também: 

A oferta de Cristo e a profecia da Cruz

Jesus Cristo desceu aos infernos, retornando ao terceiro dia

Jesus, maior que a Lei e os profetas

Jesus Cristo e o mistério de sua vida pública

Jesus foi tentado, mas qual foi sua resposta diante da tentação?

A Ressurreição de Jesus é o cerne da Boa Nova anunciada por Seus discípulos

Ele julgará os vivos e os mortos


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.