Formação

Cristãos unidos

comshalom


Dom José Alberto Moura

ASemana de Oração pela Unidade dos Cristãos se dá nesta semana que seconclui com a Festa de Pentecostes. Se é verdade que nos separamospelas dificuldades humanas, é mais ainda verdade que o Espírito Santonos dá força para superarmos nossos limites e promovermos a uniãoprogressiva, tão desejada por Jesus. Neste ano, temos o tema "Unidos natua mão" (Ez 37, 17), muito sugestivo para meditarmos e nosincentivarmos para a oração. Nossas mãos unidas na de Deus nospropiciam a realização de um projeto de vida para colaborarmos com ajustiça e a paz na sociedade.

Jesuspediu ao Pai a fim de seus discípulos viverem unidos. Sejam quais foremas razões dos desentendimentos, somos convidados à vida fraterna demais compreensão, ajuda mútua e testemunho de fraternidade. Não setrata de renúncia de uma fé em vista de outra crença. O mesmo Senhor,Pai de todos, nos congrega para seguirmos o Filho no caminho de amor,solidariedade, valorização das virtudes do outro. O julgamento emrelação a nós se dará pelo fato de realizarmos o bem e de nos amarmosou não. Aos poucos, quando nos deixamos conduzir pelo Espírito Santo,veremos as barreiras tiradas, os preconceitos desfeitos, as posições depedras se mudarem em coração de carne para nos amarmos e nos querermosbem, como Deus o deseja para todos os filhos e filhas.

Organizaçõesecumênicas têm se desenvolvido com êxito no caminho do entendimento,fraternidade e serviço à sociedade. Tantas divisões confundem a boa fédo povo e não aparecem como união de forças para o melhor seguimento aJesus e ao que Ele nos ensina e a implantação do Reino de Deus e suajustiça na terra. A fé é realmente um serviço à cidadania quando vividacom a responsabilidade de união de todos para servirmos à causa do bemcomum, desejado pelo Criador. Jesus veio promover a justiça, amisericórdia, o entendimento. O amor, a partir dos mais deixados delado, nos coloca mais unidos nas mãos de Deus e temos força paraatingirmos os objetivos das comunidades e igrejas cristãs.

Nossaresponsabilidade com a transformação e melhoria da convivência humana émuito grande. Nossas querelas internas são superadas com a ação deDeus, quando nos colocamos de boa vontade em suas mãos para executarmoso que Ele deseja de nós. Ele não nos quer divididos, agredindo-nos,usando seu nome e sua Palavra para desentendimentos e exploração dosoutros.

Afé atuante nos leva a superarmos o intimismo vazio e alienante para nosdispormos, na mútua ajuda, a realizar a promoção da vida e da dignidadehumana e ambiental para todos. Não podemos nos fechar em nossascomunidades e igrejas para pensarmos só em nós, achando que só nóstemos toda a verdade de Cristo e os outros têm toda a falsidade! Comboa vontade e o verdadeiro amor dele, seremos capazes de nosentendermos como irmãos e levarmos a Boa Nova da salvação para todos!


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *