Formação

Cristo nos tira do túmulo

comshalom

Umsenhor me contou que foi numa festa, onde havia bastante jovens. Paracolaborar no ambiente de alegria, convidou uma jovem para dançar. Amenina fez um gesto de repúdio, dizendo: “seu velho, volte para seutúmulo”!

Nasemana santa, Deus faz o contrário. Envia seu Filho Jesus Cristo aténós, porque nos ama. Cristo assume nossas dores e misérias, sobe oCalvário com a cruz, deixa-se crucificar e morre por nós. E mais: desceaos abismos profundos, toma o velho Adão pela mão e o devolve à luz, àvida e à esperança. Em Adão, Cristo traz de volta toda a humanidade.

A Páscoa é isto: Cristo ressuscita, vence o mal e a morte. Esta vitória é a nossa vitória.

Conseqüência?Na Páscoa somos convidados a renovar nossa esperança, pois somos amadospor Deus. É lançar-se nas mãos de Deus e aceitar-se qual sopro eperfume de Deus. Além disso, temos a tarefa de fazer o que Jesus fez:tomar pela mão os fracassados e sofredores para devolver-lhes a alegriade viver. E qual Maria Madalena levar um pote de bálsamo aos marcadospela solidão, pela carência afetiva, pela doença incurável, pelavelhice. É o que hoje se diz “Igreja samaritana”.

Nomundo de mentira, de ódio, de maledicência, de violência e de guerra,ser presença de amor e de perdão. Como Jesus no Calvário: “Pai,perdoai-lhes porque não sabem o que fazem” (Lc 23, 34).

Jesusficava triste com os fariseus “por causa da dureza de coração”. NaSexta-feira Santa, em meditação junto ao túmulo de Jesus, é bomexaminar-se: como vai minha compaixão pelos sofredores? Também eu possoestar afetado da “dureza de coração”.

Finalmente,Páscoa é alegria. Com sua ressurreição, Cristo nos abre o túmulo e nosagracia com a vida eterna. Apesar de tudo. Isto ele faz por graça, poramor a nós. Então clamamos: “Aleluia”!


Feliz Páscoa!


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *