Shalom

Curso de espiritualidade no renascer: Como transformar a dor em amor

comshalom

No Renascer, no primeiro dia do curso de espiritualidade, baseado no livro de Emmir Nogueira, Como transformar a dor em amor, aprendemos que para iniciar esta transformação, devemos reconhecer e aceitar nossas dores. Devemos também saber que toda a dor é consequência do pecado original, pois quando nossos primeiros pais (Adão e Eva) pecaram, perdemos os Dons Preternaturais, ou seja, os dons que tínhamos antes do pecado, quando vivíamos no paraíso e participávamos plenamente da vida divina.

São esses:

– Imortalidade: Antes do pecado não havia a morte, a morte é fruto do pecado. Por isso sofremos tanto com as ausências geradas pela morte, pois não fomos feitos para ela.

– Imunidade de concupiscência: Não havia conflitos interiores, nossos desejos, afetos e sentimentos estavam submetidos docilmente a mais perfeita ordem divina, em coerência com a fé e a razão.

– Impassibilidade: Não havia sofrimento, que é fruto do pecado. Não sentíamos dor.

– Ciência Moral Infusa: O homem antes do pecado era capaz de assumir suas responsabilidades diante de Deus, sem dificuldades, correspondendo plenamente à sua vontade.

Reconhecer a dor, aceitar que dói, acolher-se, ministrar o perdão sobre si e sobre os irmãos, dar sentido ao sofrimento, são passos que o Amor de Deus nos ensina, para viver as dores transformando-as em grandes oportunidades de ser um com esse mesmo Deus.

No segundo dia de curso, conhecemos e rezamos com uma “Doutora” em dores. Aquela que tendo o coração transpassado pela dor de perder o filho soube suportar e superar a dor, apegada e confiante na promessa de Deus. Nossa Mãe, Maria, a Mãe de Deus, de Jesus Cristo, a Rainha da Paz, nos ensina que toda a dor é transformada em ressurreição, se estiver unida ao Cristo.

É preciso vivenciar o sofrimento sem ser alheio a ele, o sofrimento existe e muitas vezes, com medo de sofrer, bloqueamos a dor. Não podemos banalizar o sofrimento, tampouco devemos sofrer exageradamente. Primeiro é preciso conhecer a fonte da dor. O segredo está em descentralizar o sofrimento,  não duvidar da misericórdia de Deus e ter no centro a figura de Jesus, o único que pode transformar a dor do homem em amor de Deus.

#VemRenascer
De 11 a 13 de fevereiro
A partir das 08 horas na Escola Madre Celeste – Marambaia, em Belém.

Redação – Shalom Belém

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *