Meu nome é José Alves Neto, tenho 19 anos e participo da Obra Shalom missão João Pessoa. Vou testemunhar em poucas palavras o que vivenciei neste CJS 2019, o meu primeiro congresso. Uns quatro a cinco meses antes desse congresso me encontrava em constante desespero, angústia, aflição, culpa, tentações e entre outros aspectos. Tudo isso em decorrência do excesso de pecado que vivia, os quais me deixavam completamente manchado e fraco – tendo como minha única solução a morte.
Assim, não via mais outras formas de romper com o pecado. Como também não queria pedir a Deus o seu perdão. Porque neste tempo não desejava suplicar novamente ao Senhor, as relações fragilizadas e o distanciamento com a Igreja me fez pensar assim. Mas, mesmo tendo esse pensamento Deus nunca me abandonou. Como sei disso? No fundo do coração, bem no fundo mesmo, conseguia ouvir a voz Dele dizendo: “MEU FILHO EU ESTOU AQUI COM VOCÊ VENHA ATÉ A MIM”.
E toda vez que ouvia isso imaginava um luz no fim do túnel e lá estava Jesus de braços abertos (independentemente da luz dava para enxergá-lo) para receber esse grande pecador. Os dias se passaram e continuava no mesmo patamar com a vontade de me matar e até participei do Acamp’s 2019.2, mas não consegui segurar a graça do Pai. Confesso nunca estive preparado para recebê-lo no coração – todos aspectos falados no começo deste testemunho a cada momento crescia mais e mais – até que em uma determinada situação peguei uma faca e tentei me suicidar. Nesse exato momento veio no coração a mesma frase e imagem: “MEU FILHO, EU ESTOU AQUI COM VOCÊ VENHA ATÉ A MIM”. E na mesma hora desisti! Não tirei minha vida porém fiquei morto por dentro, não queria saber mais de nada, inclusive de ir à igreja.
Mesmo assim, algo dentro de mim me impelia para ia à igreja e não desistir. Nos dias posteriores fiquei sabendo do Congresso de Jovens Shalom (CJS), o pessoal da Comunidade Shalom (a quem sou muito grato por não desistirem mim) me falou desse evento e recordei que já o tinha visto nas redes sociais. Senti vontade de ir, mas ao ver o preço acabei por desistindo. Mas, mesmo em meio aos pecados, a vontade de estar lá só aumentava. Os dias se passara e foi quando tomei a iniciativa de falar com uma pessoa da comunidade, um grande anjo determinante que me aproximou de Deus e influenciou totalmente a minha ida ao CJS, e, claro, todos tem uma participação na minha vida e sou completamente agradecido a Deus por ter colocado cada um junto a mim.
Pela grandiosidade de Jesus deu tudo certo em meio a tantas dificuldades que tive pra ir ao congresso, eu consegui. Chegando lá não tinha muitas expectativas, mas deparei-me com uma realidade sensacional que nunca imaginei em ter uma vida transformada e salva pelo Espírito Santo do Divino. As pregações,as adorações, a Santa Missa, minha entrega nas mãos de Jesus me modelou por completo! Recordo de algumas palavras das pregações, palavras essas que só vieram confirmar o convite que Yeshua fez alguns dias de IR EM MISSÃO PARA LEVAR O EVANGELHO AOS POBRES DE ALMAS E TODOS OS JOVENS, INDEPENDENTEMENTE DE RAÇA E CLASSE SOCIAL.
As palavras dessas pregações eram do Papa Francisco que também disse uma frase muito interessante: “Por favor, não deixeis que outros sejam os protagonistas da mudança. Sois vós que tendes o futuro. Por meio de vós o futuro entra no mundo. Peço-vos que sejais protagonistas dessa mudança!” e “Deus convoca os jovens cristãos a largarem as suas vidas acomodadas, saírem de si mesmos e lançarem-se ao mar como valentes pescadores. Pertence fundamentalmente aos jovens a missão de evangelizar os outros jovens e de libertá-los da garra do lobo que tenta devorá-los”.
Valentes pescadores! Isso marcou muito. Na adoração entreguei-me de corpo e alma. Aproveitei. Hoje, tenho a certeza: quero ir em missão, doar minha vida pelos pobres de alma e por todos os jovens. Agradeço muito ao Espírito Santo, a Santa virgem Maria e ao meu pastor do grupo de oração, Higor Mesquita, a Jozy, o anjo na minha vida e a todos realizadores desse congresso. Shalom!
José Alves Neto