No dia 18 de dezembro, a Igreja celebra a festa da Expectação do parto de Nossa Senhora, que ficou conhecida entre o povo por Nossa Senhora do Ó. A Virgem Maria ganhou esse título devido às antífonas rezadas nesses dias que antecedem o Natal do Senhor.
Em todas, há a interjeição exclamativa Ó. Por exemplo: “Ó Sabedoria… vinde ensinar-nos o caminho da salvação”; “Ó rebento da Raiz de Jessé… vinde libertar-nos, não tardeis mais”; “Ó Emanuel…, vinde salvar-nos, Senhor nosso Deus”.
Vale lembrar que essa devoção surgiu em Toledo, na Espanha, e remonta à época do X Concílio, que estipulou que a festa da Anunciação fosse transferida para 18 de dezembro. Em alguns lugares ainda hoje essa festa é celebrada, como por exemplo da Arquidiocese de Braga.
Sete antífonas rezadas para Nossa Senhora do Ó
-
Ò Sabedoria que procedestes dos lábios do Altíssimo, atingido de um fim a outro, dispondo tudo forte e suavemente.
-
Ó Adonai, Chefe da Casa de Israel, que aparecestes no fogo da sarça ardente, e que no monte Sinai destes a Lei: Vinde-nos remir com a força de vosso braço!
-
Ó raiz de Jessé, que sois como o estandarte dos povos, diante do qual os reis emudecem e a quem os gentios imploram: Vinde para nos livrar, não tardeis mais!
-
Ó Chave de Davi, cetro da Casa de Israel, que abris e ninguém pode abrir: Vinde e tirai do cárcere o prisioneiro que jaz nas trevas.
-
Ó Sol nascente, sol de justiça, esplendor de luz eterna: Vinde e iluminai os que estão mergulhados nas sombras da morte!
-
Ó rei dos gentios, ó desejado, pedra angular que unis judeus e pagãos: Vinde e salvai o homem que formastes com o limo da terra!
-
Ó Emanuel, nossa Rei e Legislador, esperança e salvação dos gentios: Vinde para nos remir!
Oração a Nossa Senhora da Expectação do Parto
Ó Maria Santíssima, vós, por um privilégio especial de Deus, fostes isenta da mancha do pecado original, e devido a este privilégio não sofrestes os incômodos da maternidade, nem ao tempo da gravidez e nem no parto; mas compreendeis perfeitamente as angústias e aflições das pobres mães que esperam um filho, especialmente nas incertezas do sucesso ou insucesso do parto. Olhai para mim, vossa serva, que, na aproximação do parto, sofro angústias e incertezas. Dai-me a graça de ter um parto feliz. Fazei que meu bebê nasça com saúde, forte e perfeito. Eu vos prometo orientar meu filho sempre pelo caminho certo, o caminho que o vosso Filho, Jesus, traçou para todos os homens, o caminho do bem. Virgem, Mãe do Menino Jesus, agora me sinto mais calma e mais tranquila porque já sinto a vossa maternal proteção.
Nossa Senhora, rogai por mim!