Durante a abertura da Assembleia Geral, na sexta-feira, 16, Moysés Azevedo, fundador e moderador geral da Comunidade Shalom, anunciou que Dom Gregório Paixão, OSB, arcebispo de Fortaleza/CE, marcou a Dedicação da Igreja do Ressuscitado que passou pela Cruz para o dia 1º de novembro, Solenidade de Todos os santos.
“Esta Igreja vai mais e mais refletindo uma beleza muito maior, que é a beleza de Deus e do carisma que ele nos concedeu. E com certeza contagiará o coração de muitos“, declarou Moysés Azevedo.
Ele ainda animou a todos os fiéis a participarem e garantiu que haverá telões.
Primeira Igreja erguida pela Comunidade Shalom
Além do fundador, Padre Adler Trindade, responsável pela construção da primeira igreja erguida pela Comunidade Shalom, dirigiu-se aos membros da AG recordando que ela começou a ser construída há onze anos atrás.
“Uma igreja se constrói com seu povo e todo o povo. E que grande graça nós estarmos celebrando abertura da Assembleia Geral aqui”, destacou.
>> Clique aqui para seguir o canal da “Comunidade Católica Shalom” no Whatsapp
Em sua fala, Pe. Adler também celebrou a conclusão do ícone do Ressuscitado que passou pela Cruz, ícone principal da Igreja que possui 14 metros de altura.
Para quitar com os custos da construção, a Igreja do Ressuscitado precisa da sua ajuda. Seja pedra vida desta Obra!
[Clique aqui e saiba como ajudar!]
Relembre a retirada dos andaimes do ícone do Ressuscitado:
Ver essa foto no Instagram
O significa a dedicação de uma Igreja?
Também conhecida como consagração, sagração ou inauguração, a dedicação de uma igreja é uma celebração onde o bispo da diocese dedica a igreja principalmente a Santíssima Trindade, a Nosso Senhor Jesus Cristo e seus títulos; ao Espírito Santo, a Santíssima Virgem, aos Santos Anjos e aos santos inscritos no Martirológio Romano.
O rito litúrgico da Dedicação de uma igreja é marcado por: aspersão com a água benta, a deposição das relíquias dos santos, a unção sagrada do altar e da igreja, a incensação, a iluminação e, por fim, a Celebração Eucarística.
“Todas as vezes que celebramos a dedicação de uma igreja, é-nos recordada uma verdade essencial: o templo material feito de pedra é sinal da Igreja viva e ativa na história, ou seja, daquele ‘templo espiritual», como diz o apóstolo Pedro, do qual o próprio Cristo é ‘pedra viva, rejeitada pelos homens mas escolhida e preciosa aos olhos de Deus’ (1 Pd 2, 4-8)“, afirmou o Papa Francisco no Angelus de 9 de novembro de 2014.
Com informações da Santa Sé e da Canção Nova.
Assista o Boletim da AG 2024:
Serviço:
Dedicação da Igreja do Ressuscitado que passou pela Cruz
Data: 1º de novembro
Horário: 19h
Endereço: Diaconia Geral Shalom, CE-040, Km 16 – Lot. Novo Aquiraz, Aquiraz – CE
Veja também:
O Ressuscitado pelo olhar dos que o escreveram
Retirada dos andaimes: O ícone do Ressuscitado é revelado
Experiência e mistério com a iconografia da Igreja do Ressuscitado