E se uma imagem pudesse traduzir o fundamento do carisma Shalom, como ela seria? Com certeza, teria de expressar dois aspectos de um único mistério, que são caros para a vocação: a Cruz e a Ressurreição de Jesus. Na verdade, essa imagem já está sendo escrita pelos iconógrafos da Comunidade, terá mais 14 metros e está quase concluída.
Eduardo Silva e Guadalupe Cabral fazem parte da equipe de iconógrafos responsáveis pela iconografia do Ressuscitado que passou pela Cruz, ícone central da Igreja do Ressuscitado. Ele partilharam suas experiências para o comshalom.org.
A “imagem” do carisma Shalom
Um dos diferenciais do ícone do Ressuscitado que passou pela Cruz é porque está sendo escrito por uma equipe de iconógrafos. Um deles, é Eduardo Silva que já escreveu outros ícones, como “Virgem Marajoara”, “Divino Semeador”, e “Jesus Cristo, o esposo que vem”.
“É uma grande satisfação para mim perceber a ação de Deus, do Espírito que vai nos inspirando e externando de forma visível o carisma Shalom. O ícone do Ressuscitado que passou pela Cruz é, antes de tudo, a imagem do carisma, da experiência fundamental do nosso carisma, em que Jesus Ressuscitado aparece, como aos discípulos em Jo 20, 19 e nos comunica a sua paz.
Confira um pouco do trabalho dos missionários:
Para Eduardo, escrever esse ícone que representa a “imagem” do carisma tem sido uma experiência de amor e temor. “Amor a Deus, amor à Comunidade, amor a tantos quantos o Senhor deseja alcançar por meio dessa iconografia, mas também de temor, porque tanto é algo que nunca foi feito por nós, como também, é algo muito maior que nós. Não na dimensão técnica, não na dimensão do tamanho, mas na dimensão de poder externar uma graça, uma ação de Deus, uma teofania”, revela Eduardo.
“Eu ousaria dizer que esse ícone é uma manifestação de Deus em meio aos homens. Ele está falando através dessa imagem Ele toca através dessa imagem, Ele talvez possa até curar através dessa imagem; Ele, por graça, nos move uma experiência pessoal através dessa imagem”, declara.
>> Clique aqui para seguir o canal da “Comunidade Católica Shalom” no Whatsapp
Tocar o céu
Eduardo compara a experiência como a que os discípulos tiveram no Monte Tabor quando Jesus se transfigurava. “Antes de tudo, a minha experiência é a de estar extasiado diante da glória de Deus, de estar sendo ressuscitado com ele. É uma experiência de ressurreição, e também uma experiência de monte Tabor, de teofania, de retorno de Cristo;é uma experiência de céu.”
“Para mim, fazer parte dessa iconografia é tocar o céu que invade o tempo e a história através deste ícone”, revela o iconógrafo.
Alegria de construir um templo
“Sinto-me feliz em colocar os dons, que Ele mesmo me deu, a serviço na arte sacra em algo tão belo como essa do Ressuscitado que passou pela Cruz”, declara Guadalupe.
Missionária da Comunidade de Vida, com promessas definitivas no carisma, Guadalupe também experimenta a graça de trabalhar diretamente com a construção de um templo sagrado. Ela acompanhou a obra desde o início: “Eu vi cada etapa surgindo e reconheço que é uma grande graça essa construção, pois é a construção de um templo”.
Para ela, é gratificante “ver Deus agindo através da Providência de corações generosos”, bem como “das Celebrações Eucarísticas realizadas na Igreja”, onde afirma que “se pode sentir a ação do Espírito Santo nos corações”.
Construa você também a Igreja do Ressuscitado!
Suscitada no coração do Carisma, a Igreja do Ressuscitado se apresenta como uma promessa que Deus deseja cumprir na vida da Comunidade, no tempo que se chama hoje. Este templo servirá como espaço de consolação e acolhida para as gerações futuras da Comunidade e para todos os povos necessitados da Misericórdia de Deus.
“As pessoas que doam, que colocam seus bens à disposição da construção da igreja, elas fazem parte de forma direta da construção. Elas podem até não estar ali com a mão na massa, mas elas estão colocando o seu amor, o seu interesse, a sua generosidade em vista de que esse espaço seja o mais belo, o mais digno possível para Deus e para os irmãos”, afirma Eduardo.
E você, já imaginou ser um dos artífices deste lugar sagrado? Seja um benfeitor da Igreja do Ressuscitado que passou pela Cruz!
E você, já imaginou ser um dos artífices deste lugar sagrado? Seja um benfeitor da Igreja do Ressuscitado que passou pela Cruz!
Imagens: Rafael Fernandes