Institucional

[Assembleia Geral] Tudo depende da ética do Espírito Santo

Assembleia Geral é palco dos principais temas que envolvem diretamente a vida de toda a humanidade que espera a resposta do Evangelho através do Carisma Shalom

Como uma casa que possui seus pilares, um carisma, no interior da Igreja, precisa estar seguro em duas bases. Uma definida pela tradição – naquilo que está na essência e não se deve mudar – e a outra pelas possibilidades de transformação que o tempo e a história oferecem. Tudo isso, precisa ter como base referencial o pensamento do fundador, que, possivelmente, fundamenta-se no Evangelho, na Sagrada Tradição e no Magistério da Igreja. O fundador é portador de uma graça que o faz mediador da voz de Deus e, dessa forma, pode dar sentido e direção de como se deve viver.

Vivemos um tempo de graças! Precisamos do auxílio do Espírito Santo. Somente ele, pode iluminar não somente o nosso fundador, mas também, a nossa consciência, a nossa capacidade de pensar, a nossa memória e, principalmente o que colhemos das experiências adquiridas ao longo da nossa história.

Para isso, é necessária uma graça “ética”. Talvez aqui, se pudesse falar da “ética do Espírito Santo” que, pelo o Amor, só é capaz de nos colocar exatamente onde precisamos estar e nos faz ser o que devemos ser. É necessária uma linha que nos faça escolher, a partir da unção recebida de Deus, o que vem do coração Dele e do nosso fundador. É essa graça que nos fará pensar o que devemos deixar ou não de fazer, que pode até gerar conflitos, mas também, nos ajuda a dar passos adiante que, longe de um niilismo relativo, “nos impõe” uma segurança maior de que estamos fazendo com a vontade de Deus.

Todos nós, membros da Obra Shalom, precisamos nos unir para intercedermos por esse período de escuta e discernimento da voz de Deus. Além da escolha do novo Conselho Geral (irmãos que ajudarão nos principais discernimentos da Comunidade para o mundo nos próximos seis anos), serão tratadas pautas que envolvem diretamente a vida de toda a humanidade que espera a resposta do Evangelho através do Carisma Shalom. Intercecedamos!

Por Raphael Moura

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *