Formação

Deus está criando realidades novas!” e a Igreja não dever ter “medo do mundo”

comshalom

D. José Ornelas, Bispo de Setúbal, presidiu em Fátima à Peregrinação Internacional aniversária de setembro.
Na homilia da Missa na noite do dia 12, o bispo de Setúbal desafiou os peregrinos a não viverem com saudades do passado”, como se Deus fosse uma peça de museu: “Abram-se à força renovadora do Espírito e deixem-se guiar por Ele, que é mestre para criar nova vida e nova esperança. Não fiquem simplesmente a ver passar procissões nas igrejas, mas tomem ativamente parte nesse percurso de vida que ela é”, sublinhou.
“Maria mãe da Igreja sugere-nos: Não tenham medo do mundo que muda tão radical e rapidamente. Deus e o seu Espírito estão constantemente a recriar a sua Igreja para que ela seja não apenas capaz de acompanhar, mas que se faça promotora de novidade e de vida em cada época da história” – disse D. José Ornelas.
Os cristãos devem ser “portadores de vida” e não podem olhar “com indiferença para os milhões de refugiados e miseráveis” que ficam à margem das estradas da sociedade.
“Que Maria do Sim, Maria da coragem, do caminho, da busca, guie a nossa Igreja por caminhos de fidelidade renovada e criativa, dê ânimo aos desencantados e nos torne ativos na construção de uma Igreja viva e renovada, que possa mostrar hoje ao mundo, a presença misericordiosa de Deus”, acrescentou D. José Ornelas.

Fonte: Diocese de Setubal


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *