A pregação “Ele não é indiferente a nós”, com Emmir Nogueira cofundadora da Comunidade Católica Shalom ,abriu na sexta-feira (03) , pela manhã o segundo dia do Retiro de Semana Santa no Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza.
Emmir destacou nessa Sexta Feira da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo, que a nossa resposta a Deus não pode ser indiferente, e nossas obras de caridade demonstram a nossa gratidão a Ele, que se comprometeu a nós em forma de caridade e de amor, destruindo todos os muros da indiferença, livremente com sua própria vida. Com sua própria carne. “Devemos nos unir a Cristo, com nossa própria carne, se for menos que isso, é ingratidão, não é unidade plena”, explanou a pregadora.
A partir do evangelho de João 12,23 a palestra foi direcionada a caminharmos juntos com Jesus em suas últimas palavras e passos que foram uma sequencia de entrega e atitudes de amor e conscientes de nosso batismo e consagração seremos outro Cristo, um colaborador, um missionário.
Jesus escolhe ser escravo, no pão, nas moedas e na morte de cruz. “Ao tomar o pão da escravidão e diz ‘esse é o meu corpo’, quando é vendido por Judas pelo preço de um escravo e quando morre na cruz escarnecido”, reflete Emmir, levando a todos a meditar nas resistências e na humilhação que sentimos em não querermos ser escravos de Deus e dos irmãos. “Para Deus, esse rebaixamento de Jesus é glorificação, pois essa foi a morte que o Pai escolheu, uma morte de escravo.”
Cristo nos escolhe amar assim, se dando a nós em sua própria carne para trilhar um caminho de escravo, um escravo de amor assim como Ele, que se deu por inteiro a nós. Ele não é indiferente as nossas dores e sofrimentos, que unidos a sua Cruz passam a ter sentido de salvação redentora.
Silenciar e viver a dinâmica do amor e deixar-se ser escavo por amor, tem Nossa Senhora como modelo que nos ensina a ser gratos por todos os pecados e dores que Deus tomou para si.
O Retiro de Semana Santa continuou a tarde na Catedral Metropolitana de Fortaleza, com o ato litúrgico Exaltação da Santa Cruz. Venha viver conosco esse tempo de fecunda espiritualidade.
Ângela Barroso
Leia a pregação na íntegra: comshalom.org/pregacao-de-emmir-nogueira-na-sexta-feira-santa/