Shalom

“Deus não me deu seguidores, me deu almas para evangelizar”, afirma Padre René Gómez

O sacerdote, que tem ganhado milhares de seguidores nas redes sociais, evangelizando com humor, presidiu a primeira Santa Missa no Renascer na Missão Curitiba, e pode partilhar um pouco sobre a atual missão de formar uma juventude cada vez mais desejosa pela santidade.

comshalom

Padre René Gómez é natural do México, foi ordenado sacerdote há 9 meses pelo instituto religioso clerical de direito pontifício, Legião de Cristo’, que o enviaram para a capital paranaense. Atualmente, o jovem faz parte do grupo de padres que evangelizam no mundo digital, organizado pela CNBB. Esteve presente no Renascer, atendendo confissões e celebrando a Celebração Eucarística do primeiro dia do evento. E afirma: para mim, a Comunidade Shalom se resume em Jovens. Jovens apaixonados por Jesus!”

Leia também| A glória de Deus nos conduz a esperança

Em entrevista, Pe. René explicou como começou o serviço de evangelização nas redes sociais e na formação constante para jovens. “Tudo começou depois de um trabalho que fiz nos Estados Unidos com uns adolescentes, numa Escola de Intercâmbio. Percebi que, mesmo tendo muito contato com eles, eles eram influenciados por muitos influencers da Internet. Foi então que notei que estes influencers tinham muita força na juventude, e comecei a fazer estudos e a me especializar nas redes sociais”, explica. 

Ser um padre digital influencer veio da vida de oração

A princípio, o trabalho de evangelização começou com um canal no YouTube em 2018/2019, em espanhol, e ao chegar no Brasil, continuou, pois Deus o chamava neste trabalho nas redes sociais. Já na pandemia, começou no TikTok e não esperava o que viria a se tornar tão reconhecido hoje. Ele afirma que não houve dificuldades em começar neste campo de evangelização, já que veio de inspiração que nasceu na oração. “Ficou muito claro que Deus me chamava a este apostolado nas redes sociais, que na época era muito desconhecido e eu tenho muito claro que na oração Deus me dizia: “Eu te chamo a isto aqui, mas não vou te abandonar, não vou te deixar sozinho no ministério, eu te darei irmãos e irmãs nesta missão’. 

Por ser membro de uma congregação que não tem medo de inovar na evangelização. Buscou nos do nosso Carisma para embasar na espiritualidade, acompanhado pelos estudos de redes sociais que fazia e por muitas pessoas que faziam estes trabalhos nas mídias, que encorajaram o sacerdote. “Só vai, muitos me disseram, eu segui o conselho deles e aí comecei. Desde criança eu falo pelos cotovelos, além disso, venho de uma família bicultural, nasci no México, mas me criei na parte inicial da minha infância nos Estados Unidos, então já estava acostumado a pensar em duas línguas. E depois, quando entrei no seminário, eles condessaram nosso centro de formação no seminário em alguns países no mundo.”

A evangelização com leveza e humor que salva almas

“Há pouco eu postei um vídeo nos últimos dias que fiz assim: Deus não me deu seguidores, Deus me deu almas para evangelizar”! E uma das coisas que eu amo é me encontrar com as pessoas, não porque elas pedem foto, mas porque ali os números se tornam carinhas e cada carinha tem uma história. Então, eu aprecio muito quando encontro seguidores, quando encontro essas almas porque dá um tom de realidade ao trabalho.” [olho]

O sacerdote revela pessoas que inspiram a ser um digital influencer. “Além de padres que trabalham na internet, o padre Márlon Múcio de São José dos Campos–SP, um sacerdote que vive com uma doença degenerativa, um homem que está carregando uma cruz pesada, um homem que apesar dessa grandíssima dificuldade mostra esse lado do sacrifício do sacerdote. Ele, mesmo sendo vítima, com Cristo vítima, é um grande exemplo de sacerdote. Depois, entre os grandes santos que eu admiro, Santa Teresinha do Menino Jesus, porque ela não precisou comunicar para milhões para ser um exemplo para a juventude. 

E, por último, o Papa Bento XVI. Porque eu acredito que a evangelização precisa de conteúdo. O humor das minhas redes sociais não é só para entreter. O meu intuito é levar as pessoas para o atendimento pessoal, para descobrir a direção espiritual, para descobrir as riquezas da Igreja. Papa Bento XVI é uma pessoa extremamente inteligente, eloquente e conseguiu fazer uma evangelização não superficial. Ele é um papa extremamente profundo, um grande pensador! Acho que esses são meus três grandes influencers”, encerra.

Serviço 

Renascer – Missão Curitiba

Quando: 2 a 4 de Março, a partir das 9h
Onde: Colégio Polivalente – Rua Salvador Ferrante, 1664 – Boqueirão

Entrada gratuita


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *