“Que o Senhor nos dê a graça de não somente saber que o amor de Deus é maior que tudo, mas de experimentar, como nunca experimentamos, esse amor de Deus por nós”, foi com estas palavras que os participantes do Seminário de Vida no Espírito Santo (SVES) foram recebidos, nesse terceiro e último dia do encontro. Pregando sobre “As promessas de Deus para nós”, Wemerson Silva, discípulo da comunidade de aliança, bradou: “Deus se desdobra em amor por nós. Quando nós mais precisamos é que o socorro do amor de Deus vem com mais intensidade sobre as nossas vidas”.
Ele explicou ainda que por amor Deus envia o Espírito Santo para defender nossa causa. “Jesus é o nosso advogado, Ele reconstruiu uma ponte que, antes do pecado, ligava o homem à Deus diretamente. Mas Ele sabe que nós não temos forças suficientes para atravessar essa ponte sozinhos, então Ele manda o outro advogado, o Espírito Santo, aquele que Deus mandou para defender a nossa causa. O Espírito Santo foi dado a você!”, afirmou. Destacou também que após uma experiência com o Espírito Santo precisa haver uma mudança de vida como resposta à Deus.
“Quando o Espírito Santo começar a se mover em você, Ele vai lhe conduzir a dar uma resposta concreta e sincera de amor a Deus, com minha vida e minhas atitudes, tudo que é falso vai cair, e aí você começar a viver uma vida sobre a graça, embora venha a cair o Espírito Santo vai nos levantar e ajudar a caminhar. Com as nossas forças é impossível”, exortou. “O Espírito Santo vai realizar um processo real de conversão na nossa vida. E esse processo nada mais é que eu voltar a ser aquilo que eu fui criado para ser: imagem e semelhança de Deus. Quando eu me afasto de Deus eu vou perdendo essa imagem e semelhança pelo pecado”, concluiu.
Ao final da pregação, teve início o momento de efusão no Espírito Santo, onde os todos clamam pelo derramamento do Espírito, dos seus dons e carismas sobre eles. Durante a efusão, cantos, clamor e pessoas da Comunidade rezavam pelos participantes, impondo-lhes as mãos e pedindo ao Paráclito que viesse sobre eles. Concluído o SVES, cujo tema foi “Só tenho hoje”, Josué Júnior, responsável pelo seminário, agradeceu a Deus pelas terças-feiras de seminário e convidou todos a permanecerem. Propôs que trilhassem o “Caminho da Paz”, participando do grupo de oração que surgirá a partir desse SVES.
Seminário não se explica, se vive
Karina Monnerat, uma das participantes do Seminário, narrou para nós como foi a sua experiência:
“O SVES foi uma vivência única pra mim e nenhuma palavra seria capaz de explicar essa experiência. Como já haviam me dito: ‘O seminário não se explica, se vive’. E viver o seminário foi ver de forma concreta o Espírito Santo agindo em mim.
A efusão foi o ápice de todos os encontros e ali foi possível sentir o Espírito Santo agindo em mim e me movimentando para uma nova vida. É inexplicável e inesquecível. É a presença concreta de Deus.
No momento da efusão, um senhor se aproximou para rezar por mim e eu fui inundada pelo Espírito Santo. Através dele, Deus falou diretamente comigo, me dando confirmações de algumas situações e me direcionando para a vida que Ele preparou e quer para mim. E me dando não só a certeza, mas também fazendo com que o meu coração tenha mais sede desse amor imenso de Deus.
Após a efusão a alegria dos participantes era contagiante, em todos os rostos era possível ver um sorriso de felicidade plena. As pessoas que auxiliaram na efusão também sentiram a força desse momento, uma delas confidenciou que durante a oração sentiu o seu corpo todo estremecer.”
