A devoção à Virgem Maria marcou mais uma vez o início da Assembleia Geral Ordinária da Comunidade Shalom. Ontem, segundo dia de realização do evento, houve recitação do terço e celebração eucarística. “Nossa vocação é pascal, eucarística e mariana. Iniciamos na segunda-feira a Assembleia com missa votiva a Nossa Senhora. Confiamos novamente a ela a condução de nossos trabalhos”, afirmou o fundador da Comunidade, Moysés Azevedo.
À noite, os membros da Assembleia participaram de missa presidida pelo padre Tarso Braga Brasil, missionário da Comunidade de Aliança Shalom. Na homilia, ele declarou que o excesso de escrúpulos pode causar paralisia e esquecimento do que é verdadeiramente importante: a caridade. Recordou também que quando há apego exacerbado aos detalhes, começam a surgir as críticas às outras pessoas.
“Às vezes, esquecemo-nos de buscar um caminho interior. É nessa caminhada interior que o homem se transforma. A primeira coisa que a incoerência gera é a falta de alegria. A hipocrisia se dá quando meus comportamentos não expressam que o que está dentro de mim”, destacou o padre.
No Evangelho de ontem, mencionado por ele, São Mateus narra a repreensão de Jesus aos fariseus, que deixavam de lado os ensinamentos mais importantes da lei judaica, como a justiça, a misericórdia e a fidelidade, para apegar-se a práticas meramente exteriores: “Jesus critica qualquer ação que não parta de um sincero desejo de conversão”.
Hoje, Moysés Azevedo pregou para os participantes. A programação da manhã foi composta de momentos de oração pessoal e comunitária, e adoração ao Santíssimo Sacramento. Confira novas informações sobre a Assembleia Geral da Comunidade dentro de instantes no comshalom.org.
Emanuele Sales e Franco Galdino