Shalom

Dia de São João Paulo II – Relembre sua visita em Santa Catarina

comshalom

No dia 17 de outubro de 1991 o Papa João Paulo II desembarcava em Florianópolis para beatificar Madre Paulina. 

O hoje São João Paulo II fez uma visita rápida à Capital Catarinense, mas que não deixou de ser marcante. O Papa passou por diversos lugares e foi acompanhado por milhares de fiéis. Durante a sua passagem com o papamóvel milhares de pessoas se aglomeravam na Avenida Beira Mar Norte. 

No dia seguinte à sua chegada ele celebrou a Missa de Beatificação de Madre Paulina no aterro da Baía Sul, próximo à Passarela do Samba. Mesmo com uma manhã de chuva, cerca de 60 mil pessoas acompanharam a celebração. Durante a cerimônia, o Papa disse que “Madre Paulina é um modelo de vida a ser admirado e imitado” e destacou que a vida da religiosa foi caracterizada “pela capacidade de manter-se constantemente unida a Deus e de desenvolver um intenso trabalho pelo bem das almas”.

Depois a cerimônia de beatificação o Santo Papa seguiu de papamóvel até o Palácio Episcopal, para o almoço festivo com bispos e a comitiva papal. Logo após, ele se dirigiu ao ginásio do Sesc, na Prainha, onde aconteceu um encontro com religiosos e representantes da sociedade civil. Na saída ele caminhou até a Praça das Bandeiras onde se despediu dos milhares de fiéis, na frente do Palácio Santa Catarina.

Essa foi a segunda visita do Papa João Paulo II ao Brasil, e a primeira e única de um papa a visitar Santa Catarina. Vale ressaltar que  a primeira foi em julho de 1980 onde o Pontífice passou por Fortaleza e foi durante essa visita que Moysés Azevedo teve a oportunidade de se encontrar com o Papa e ofertar sua vida, pela Igreja, pelos jovens e por toda a humanidade. Ele ainda não percebia, mas era ali que começava os traços do Carisma Shalom e que a cada dia se sustenta pela decisão de milhares de outras vidas ofertadas nos projetos e obras de evangelização. 

No dia 15 de outubro foi inaugurado um monumento em comemoração aos trinta anos da visita da Sua Santidade São João Paulo II, à Florianópolis. A estrutura fica na sede do Centro de Ensino da Polícia Militar de Santa Catarina, e contou com a presença do arcebispo metropolitano da Arquidiocese de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck, que ressaltou a importância do monumento, pois foi aquele local onde São João Paulo II desceu e pisou pela primeira vez em Santa Catarina.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.