Atualmente sou missionário em Fortaleza (CE), onde dedico todo o meu tempo para o serviço de evangelização na Casa Mãe da Comunidade Católica Shalom. São mais de 13 anos de vida missionária e comunitária na Comunidade de Vida. Originalmente de São Luís (MA), já fui em missão para São Paulo (SP), Aquiraz (Diaconia Geral) e Roma (Itália), onde concluí o Curso de Teologia. A minha história vocacional não inicia com o chamado ao sacerdócio, mas com a oferta da minha juventude de forma total ao Senhor no serviço da sua vinha.
O chamado foi despertado em 2005 quando conheci a Comunidade Shalom através de uma amiga que me convidou para um Seminário de Vida no Espirito Santo. A partir daquela experiência pessoal com Jesus, minha vida mudou radicalmente. Mesmo com a educação católica de berço me faltava algo, me faltava a relação pessoal com Jesus; foi então entendendo e experimentando-o assim, como um amigo, que senti a Sua voz a me chamar. Ajudado pela Comunidade, fui crescendo na relação até decidir deixar tudo com alegria “para comprar a pérola de maior valor” (cf. Mt 13,44).
O chamado dentro de outro chamado
A minha “aventura missionária” começou aos 17 anos. Deixei a casa dos meus pais para seguir aquela voz, “vem e segue-me”. Não sei como tive coragem de fazer aquilo, só o Amor pode explicar. Até então não pensava em ser padre, queria somente segui-Lo, e foi caminhando com Ele que tive o meu segundo chamado, o chamado dentro de outro chamado.
A verdade é que eu estava muito bem na vida missionária apesar dos tantos desafios. Desafios na evangelização, na vida de pobreza, obediência, castidade, na adaptação à vida comunitária e na própria luta interior para a conversão, entretanto, sentia-me feliz em ajudar as pessoas, em dedicar meu tempo para Deus, em trabalhar e me cansar para fazer o Reino de Deus crescer. Depois de vivenciar três anos de vida missionária, o Senhor me chamou a algo mais:
“Se você é fecundo assim, serás muito mais sendo aquilo para o qual eu te criei”.
Por Cristo, com Cristo e em Cristo
Deus queria mais fecundidade. Assim, acolho – por Cristo – a Vontade de Deus para mim de me tornar semelhante a Ele começando o caminho para o sacerdócio. Foram nove anos de estudo, acompanhamento espiritual, vida comunitária e intenso serviço apostólico. Quantas graças derramadas, realmente Deus é fiel.
Ano passado recebi o ministério do diaconato, primeiro grau do sacramento da Ordem, um passo a mais para o sacerdócio. O que busquei? Continuar a minha vida missionária – com Cristo – servindo mais, com Ele, nas estradas do mundo, fazendo-me servidor de todos.
Dia 23 de Dezembro serei ordenado Padre e desejo me configurar totalmente a Cristo, viver unido a Ele – em Cristo – e acolher a sua Vontade em totalidade. Quero, com Ele, ir aos confins da Terra.
Desejo dar Jesus aos homens
Desejo viver por amor a Ele, com Ele e nEle. Desejo dar Jesus aos homens, dar Seu Corpo e seu Sangue, ministrar a reconciliação de Deus (Shalom!), acolher os novos Filhos de Deus na Igreja através do batismo e prepará-los para a vida eterna no Céu.
Em resumo, o sacerdócio para mim é a forma como Deus quer que eu o sirva na Vocação Shalom. Tornar-me Ele mesmo – in persona Christi – e levar Ele mesmo a todas as pessoas – Corpus Christi.
Leia também